26 de fevereiro de 2010

Práticas odontológicas não convencionais podem ajudar você

Práticas odontológicas não convencionais podem ajudar você

Você sabe o que é Homeopatia? Fitoterapia? Acupuntura? Hipnose?
Essas são as técnicas naturais que já estão sendo utilizadas por dentistas.
Em 2008 o Conselho Federal de Odontologia regulamentou essas atividades, desde que os profissionais tenham habilitação e comprovem a mesma.
Poucas pessoas conhecem os benefícios desses recursos e seus resultados, vamos entender logo abaixo o que cada uma delas pode proporcionar à você.

HOMEOPATIA

Remédios homeopáticos são substâncias elaboradas à partir da extração de componentes da natureza, seja ele do reino mineral - vegetal ou animal.
Na odontologia, esses remédios são utilizados não só como medida preventiva, mas também no auxílio em casos de ansiedade, medos e outros estados emocionais que possam dificultar o tratamento bucal.
Não é qualquer dentista que pode indicar um remédio homeopático, para isso é preciso muito estudo e uma *anamnese completa que visa detectar a substância que mais se encaixa aos sintomas do paciente.

*O que é anamnese?
Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo médico ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.
[Fonte: Wikipédia]


FITOTERAPIA
A Fitoterapia prevê a cura e prevenção de doenças através das plantas, folhas, caules, raízes, flores e sementes.
Através de uma farmacotécnica é possível a elaboração de pomadas, extratos e cápsulas.
Como as substâncias vegetais podem conter algumas toxinas, esses medicamentos desenvolvidos só podem ser usados com total acompanhamento de um profissional.

ACUPUNTURA
Técnica de tratamento que atinge pontos determinados na pele. Podem ser utilizadas nesse processo agulhas, massagens e até mesmo o calor proveniente da queima de uma erva Artemísia (a moxa).
No tratamento odontológico ela é utilizada para dores na face (como a própria paralisia facial), problemas nas gengivas e até mesmo o hábito de apertar e ranger os dentes (conhecido como Bruxismo - que é proveniente na maioria dos casos do stress).
Agulhas são introduzidas em pontos estratégicos que vão da face até o pé com o objetivo de que esses pontos sejam estimulados.

HIPNOSE
A hipnose é um estado psicológico especial provocado artificialmente.
No caso da odontologia a prática é chamada de hipnodontia, e é uma ferramenta de apoio para a eliminação de medos, ansiedades, tensão, controle de náuseas, hemorragias e até mesmo para a anestesia e analgesia.

Todas essas práticas já existem e têm seus resultados satisfatórios.

Ficou interessado em mais assuntos para a sua saúde bucal?
No WebSite da Dental Plus você tem orientações diversas. Não deixe de consultar!

Um comentário:

  1. Achei interessante o comentário sobre bruxismo, eu tenho e não sabia como melhorar nesse aspecto.

    Muito interessante mesmo.
    Att.
    Susane

    ResponderExcluir