4 de junho de 2013

Como garantir uma boa higiene bucal?





Uma boa higiene bucal é uma das ações mais importantes que você pode ter para manter seus dentes e gengivas em dia. Dentes saudáveis não só auxiliam que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é essencial para o bem-estar geral das pessoas.

Os cuidados diários de prevenção, como uma ótima escovação e a utilização correta do fio dental, auxiliam na redução de problemas dentários e evitam que se tornem mais graves. Devemos ter a consciência que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de cuidar da saúde bucal e que ao adotarmos a prevenção, estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para reduzir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

Essas medidas são:

Escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia e usar fio dental diariamente.
Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Técnicas corretas de escovação:

Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva.
Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente.
Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.



Fonte: Portalemforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário