1 de abril de 2012

Estudo identifica o processo de entrada de bactéria oral na corrente sanguínea

Pesquisa da Case Western Reserve School of Dental Medicine, em Cleveland, Estados Unidos, identificou como a Fusobacterium nucleatum, bactéria comum no meio bucal, atua para conseguir “abrir uma porta” nos vasos sanguíneos, facilitando a infiltração dela e de outras bactérias no organismo e, consequentemente, causando doenças.
Yiping Han, responsável pela pesquisa e professora de Periodontia na instituição, estudou esta bactéria por mais de uma década e descobriu que ela se liga a receptores do endotélio desencadeando a degradação das junções que fecham as células da superfície dos vasos sanguíneos.
Os estudos realizados também detectaram a presença da Fusobacterium nucleatum em abscessos e em infecções no pulmão, fígado, baço e articulações. Yiping encontrou ainda evidências diretas ligando a bactéria ao parto prematuro e à morte fetal. Estas elações se devem ao fato da bactéria poder ultrapassar as barreiras do sangue e da placenta que geralmente bloqueiam a passagem de agentes causadores de doenças.
A pesquisadora conclui que a invasão da F. nucleatum no organismo por meio da membrana das mucosas da boca, devido a lesões ou doença periodontal, pode ser o gatilho para o aumento da permeabilidade do endotélio, permitindo que ela e outras bactérias se espalhem e colonizem diferentes áreas do corpo. Formada assim, a colônia de bactérias induz a uma reação inflamatória que pode levar à necrose do tecido e à morte fetal.
Este processo de degradação e entrada nos vasos sanguíneos foi descrito no artigo “Fusobacterium Nucleatum Adhesin FadA Binds Vascular Endothelial Cadherin and Alters Endothelial Integrity”, publicado eem dezembro de 2011.



Fonte: Jornal do Site