O que é Xerostomia? (Boca Seca)
A xerostomia
Esta condição pode surgir por diversos motivos, como:
- Uso de certos medicamentos, com antidepressivos e anticolinérgicos;
- Ingestão inadequada de líquidos;
- Respiração bucal crônica;
- Infecções nas glândulas salivares;
- Uso de tabaco;
- Radioterapia realizada na cavidade oral;
- Fatores emocionais, como o estresse;
- Lesões nos nervos que inervam as glândulas salivares;
- Higiene bucal deficiente;
- Patologias sistêmicas e metabólicas;
- Síndrome de Sjögren;
- Síndrome de Heerfordt.
Esta disfunção pode ocasionar dificuldade para deglutir e falar, além de halitose e exacerbado aumento de cáries dentárias, uma vez que o efeito protetor da saliva está ausente ou drasticamente reduzido, deixando também a mucosa bucal mais vulnerável a infecções. Também podem ocorrer alterações na língua, como atrofia das papilas, rachaduras, sensibilidade e queimação.
Quando esta condição é crônica, o paciente fica predisposto a apresentar cárie dental aguda, problemas periodontais com posterior perda dos dentes. Em decorrência da secura da boca, o paciente sente incomodo para utilizar próteses dentárias e aparelhos protéticos.
Durante o diagnóstico do fator desencadeante da xerostomia, é importante identificar se tem causa é salivar ou não-salivar. Deve-se fazer a distinção entre a boca seca relacionada à hipofunção secretora ou não para a implementação do tratamento adequado.
Pacientes com xerostomia, além do tratamento adequado, podem adotar algumas medidas, como aumento da ingestão de água, goma de mascar sem açúcar e evitar o uso de tabaco e álcool. Realizar uma boa higiene bucal e check-ups regulares auxilia na manutenção de uma boca saudável.
Infoescola
Nenhum comentário:
Postar um comentário