Recentemente eu descobri exatamente o que era por experiência própria, e posso afirmar para vocês: não é nem um pouco agradável. Todo mundo se preocupa apenas com cáries, dentes brancos e bom hálito e acaba se esquecendo desses outros probleminhas chatos. Não é nenhuma doença grave (pelo menos não se cuidar), mas vai te render uma gengiva sangrando, mau-hálito e ainda preocupação se você não saber o por quê disso estar acontecendo.
A gengivite é uma inflamação da gengiva que ocorre por causa do acúmulo de bactérias nos dentes, formando a chamada placa bacteriana. Isso acontece por uma má higienização e também é ligada a fatores hereditários. E não pensem que limpar bem a boca é escovar os dentes 2ou 3 vezes por dia. Tem que passar o fio dental sempre, e um enxaguante bucal também é aconselhável. E não adianta falar que passar fio é chato, eu também odeio, mas aprendi a força que é importante MESMO.
Sintomas da doença:
- Gengiva inchadas e avermelhadas (geralmente elas são rosadas)
- Desconforto para comer e principalmente para higienizar (fica dolorido!)
- Sangramento
- Mau-hálito e pode ter até pus nos casos mais avançados.
Como tratar:
Só indo no dentista e fazendo uma limpeza para a remoção do tártaro (geralmente umas duas ou três seções já é o suficiente). Quando eu fui fazer o mundo inteiro me falou: “ai tadinha, doi tanto!”. Ok, dói realmente, mas é pouca coisa! Nada insuportável... é na verdade mais desconfortável do que dolorido. E olha que eu choro até pra tirar sangue.
Depois dessa limpeza, é só manter a boa higienização!
Nenhum comentário:
Postar um comentário