29 de dezembro de 2011

Especial: Feliz Ano Novo!

Teve um post de natal, então nada mais justo do que um de ano novo também.
Dessa vez, quero aproveitar a chance para em nome de toda a equipe Dental Plus desejar o melhor para todos neste ano que está chegando, e que possamos manter o sorriso.
Com certeza todos nós passamos por bons e maus momentos em 2011, os bons vamos guardar como boas memórias e os ruins vamos levar como aprendizado. Tudo o que vivemos sempre vai nos servir pra alguma coisa, tudo é sempre uma lição e faz parte da nossa história de vida, e a nossa história de vida é o que faz sermos o que somos. Então, agora nessa passagem que marca uma nova chance de recomeço, mesmo que simbolica, vamos concentrar todas as nossas energias positivas e vamos sorrir, sorrir para o futuro e para a esperança, vamos sorrir para os nossos amigos e familiares que estão ao lado e acima de tudo, vamos sorrir para a vida, que por mais que reclamamos é incrivelmente maravilhosa. O fato de viver por si só já é um milagre, temos que aproveitar essa chance, essa dádiva, e viver da forma mais gloriosa que podemos!

E para não perder o costume, vou postar uma música que eu já postei no facebook, mas a letra é tão maravilhosa e tem tão a ver com o momento, que tem que ser postada novamente:






E também um vídeo com os fogos de Sydney! Maravilhosos:




Feliz ano novo para todos!

25 de dezembro de 2011

ESPECIAL: DICAS DE FILME E MÚSICAS DE NATAL!

No Facebook e no Twitter a Dental Plus já anda postando vários vídeos de músicas para comemorarmos o Natal, esse dia tão importante em que comemoramos, trocamos presentes e aproveitamos para ficar com a família e amigos! Antes de tudo, desejamos a todos um Natal maravilhoso repleto de alegrias!
E para aqui no blog não passar em branco, um post especial sobre músicas e filme que tem como tema o natal! Começo com uma dica para assistir com a família, o filme “O Estranho Mundo de Jack”, idéia de um dos diretores mais sensacionais do mundo, Tim Burton.
Esta animação em stop-motion mostra mundos paralelos para cada feriado do ano, onde em cada um os feriados eram preparados durante o ano todo para serem apresentados no Mundo Real.  Jack, o arquiteto chefe do Halloween é um tipo de monstrinho que tem ações equivocadas, mas não é uma má-pessoa, embora meta os pés pelas mãos ao seqüestrar o Papai Noel e tentar tomar o Natal para si.
“Estávamos querendo fazer algo único. Aquela era a oportunidade para trabalharmos com Tim Burton e dizer ‘Conseguimos pensar fora do óbvio. Podemos fazer coisas fora do comum e diferentes’”, afirmou Hoberman, dos estúdios Disney.



“Sempre ficou claro que Jack seria, de todas as maneiras, um filme de Tim Burton, mas o que isso quer dizer? É um filme, diriam seus críticos, no qual os detalhes do extraordinário design de produção tiveram mais atenção do que a história (...) Em o Estranho Mundo de Jack, o design sempre vence.”
O design era mais importante, o que faz um filme visualmente maravilhoso, mas não vale esquecer que o roteiro é trabalho de Caroline Thompson, que também escreveu Edward Mãos de Tesoura. Isso é, o roteiro é de excelente qualidade também.
Agora dicas de músicas! No facebook já foi postada Dont Shoot me Santa, do The Killers e Wind of Change do Scorpions, ambas muito boas! Mais algumas que eu posso mostrar são especiais de Natal, confiram os vídeos:



18 de dezembro de 2011

História da Odontologia: Pierre Fauchard

Hoje eu decidi contar um pouco para vocês sobre como começou a Odontologia. Então, nada melhor do que começar com a biografia do considerado o pai dessa ciência no mundo: Pierre Fauchard.


Pierre Fauchard nasceu na França, em 1670 e faleceu em 1761, com 91 anos de idade. É considerado criador da Odontologia científica moderna.
Sua principal obra, ‘’Al Chirurgien Dentiste’’, foi publicada em 1728 e se constitui num marco da historia da Arte Dentária.
Os mais renomados cientistas, médicos, Cirugiões-Dentistas e anatomistas daquela época, manifestaram grande admiração pela obra de Pierre Fauchard, sendo trazida para a língua alemã em 1733.
Essa obra consta de dois volumes com 863 páginas. No primeiro capítulo do primeiro volume, fala da estrutura, posição e a relação dos dentes, sua origem e seu desenvolvimento.
Descreve, em cada órgão dental, uma coroa, raiz e colo e refuta a opinião de que os dentes de leite não possuem raízes, afirmando que elas se desgastam gradualmente até o momento de serem substituídos pelos dentes permanentes.
Faz minuciosa descrição dos alvéolos e das raízes dos dentes e assinala a possibilidades de que, algumas vezes, as raízes dos molares se juntem por seus ápices, deixando entre elas osso esponjoso, que dificultará sua remoção.
Também, descreve com precisão a cavidade pulpar, os canais radiculares, os nervos, as artérias e as veias dos dentes, bem como, a constituição microscópica da estrutura dos tecidos dentários.
Trata, a seguir, das enfermidades das crianças no período da dentição e dedica também, alguns parágrafos à escovação dos dentes, recomendando os enxaguatórios bucais.
Pierre Fauchard preconizava o seguinte tratamento para as cáries dentárias: ‘’Se a cavidade é pequena, é suficiente limpá-la com instrumentos – cureta – e preenchê-las com chumbo. Se a cárie é mais profunda, já produziu dores, deve-se colocar uma bolinha de algodão embebida com óleo de cravo, renovando o curativo todos os dias, durante quatro ou cinco dias’’. Após esse período, podia-se limpar a cavidade e obturá-la.
O tártaro dentário foi um dos problemas com que se preocupou, analisando suas causas e efeitos. A profilaxia e terapia das moléculas gengivais.
Fez sugestões a respeito da melhor posição em que se deve colocar o paciente para a realização das diversas operações dentárias.
Refutou a antiga teoria de que não se devia fazer tratamento dentário ou extração em mulheres grávidas ou durante o período de amamentação.
Enfoca, em sua obra, trabalhos que devem ser realizados para a correção da má oclusão, sendo, portanto, um dos pioneiros da ortodontia. Faz a descrição de operações realizadas sobre tumores e discorre sobre dores de cabeça e dores de ouvido que poderiam ser provocadas por problemas nos dentes. Relata, ainda, outra enfermidades graves, cuja origem podia estar nos dentes infeccionados.
No segundo volume de sua obra, dentre muitos assuntos, ele descreve instrumentos para limpar e obturar os dentes e, no capítulo que dedica à prótese, fala dos materiais usados para repor os dentes perdidos, feitos com marfim de boa qualidade e, também, dentes humanos. Estes dentes eram preparados anteriormente e eram depois levados a boca e fixados com ou dois fios de ouro ou de prata. Confeccionava, também, diferentes obturadores para o céu da boca.
Pelo que acabamos de ler, Pierre Fauchard foi um profissional eclético, minucioso, competente e a sua importância na evolução da Odontologia é comparável a de Hipócrates na medicina. Este foi chamado de ‘’Pai da Medicina’’ e aquele é o ‘’Pai da Odontologia’’.

10 de dezembro de 2011

Diário nos Bairros: Dental Plus oferece atendimento no Parque América!


O Parque América fica no Rio Grande da Serra e concentra 5.500 habitantes, que têm a disposição apenas uma Unidade Básica de Saúde com clínico geral. Pensando na população desse bairro, no dia 4 de Dezembro  o Diário do Grande ABC junto com seus parceiros (a Dental Plus é um deles) ofereceram para os moradores  uma série de atividades na área da Saúde. Houve atendimento médico até ao meio dia com ginecologistas e clínicos gerais, além da possibilidade de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame papanicolau.  A partir das 11h, houve caminhada e aula de ginástica com professores de Educação Física. Também foi disponibilizada vacinas para a gripe, orientações sobre o índice de massa corpórea e atendimento odontológico.
Também foi possível realizar cortes de cabelo, receber assistência jurídica, obter informações sobre o banco de empregos, solicitar carteira de trabalho e atendimento do Procon. Para a criançada houve roda de leitura, pintura de rosto e escultura de balão, entre outros.

4 de dezembro de 2011

O que é gengivite?


Recentemente eu descobri exatamente o que era por experiência própria, e posso afirmar para vocês: não é nem um pouco agradável. Todo mundo se preocupa apenas com cáries, dentes brancos e bom hálito e acaba se esquecendo desses outros probleminhas chatos. Não é nenhuma doença grave (pelo menos não se cuidar), mas vai te render uma gengiva sangrando, mau-hálito e ainda  preocupação se você não saber o por quê disso estar acontecendo.
A gengivite é uma inflamação da gengiva que ocorre por causa do acúmulo de bactérias nos dentes, formando a chamada placa bacteriana. Isso acontece por uma má higienização e também é ligada a fatores hereditários. E não pensem que limpar bem a boca é escovar os dentes 2ou 3 vezes por dia. Tem que passar o fio dental sempre, e um enxaguante bucal também é aconselhável. E não adianta falar que passar fio  é chato, eu também odeio, mas aprendi a força que é importante MESMO.

Sintomas da doença:
- Gengiva inchadas e avermelhadas (geralmente elas são rosadas)
- Desconforto para comer e principalmente para higienizar (fica dolorido!)
- Sangramento
- Mau-hálito e pode ter até pus nos casos mais avançados.


Como tratar:
Só indo no dentista e fazendo uma limpeza para a remoção do tártaro (geralmente umas duas ou três seções já é o suficiente). Quando eu fui fazer o mundo inteiro me falou: “ai tadinha, doi tanto!”.  Ok, dói realmente, mas é pouca coisa! Nada insuportável... é na verdade mais desconfortável do que dolorido. E olha que eu choro até pra tirar sangue. 
Depois dessa limpeza, é só manter a boa higienização!  

23 de novembro de 2011

Saúde bucal pode estar relacionada a problemas cardíacos.


Nos últimos 20 anos tem aumentado o interesse na investigação de relações entre a saúde bucal e a do coração, assim, começaram a realizar pesquisas em diversos lugares como na Escócia, Taiwan e Londres. E todas nos dizem a mesma coisa: A saúde bucal está relacionada com problemas cardíacos. Aqueles que não escovam bem os dentes podem ter até 70% a mais de chances para desenvolver problemas no coração!

Seja depois do café da manha, almoço, jantar, ou qualquer hora do dia, escovar os dentes  é essencial para o seu organismo como um todo. Uma saúde bucal precária pode fazer com que as bactérias presentes unam-se ao restante do corpo, entrando na corrente sanguínea, por exemplo, e chegando ao coração, cérebro, pulmão e outros órgãos (doença conhecida como bacteremia).
Recentemente, houve até mesmo o caso de um jogador de basquete norte-americano, Laurence Scott Young, que morreu em decorrência de uma infecção generalizada, que se iniciou com um problema dentário.

Vale a pena ficar atento a problemas bucais e consultar sempre o dentista, além de obviamente, escovar muito bem os dentes! ;)

30 de junho de 2011

O Que é Uma Boa Higiene Bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de
cáries, gengivite e outros problemas bucais.
Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

8 de junho de 2011

Entrega do Prêmio Excelência Empresarial - CIESP 2011


No último dia 27 de maio, o CIESP Santo André realizou a entrega do "Prêmio Excelência Empresarial 2011", onde a Dental Plus recebeu o troféu na categoria "Responsabilidade Social".

A cerimônia da premiação foi realizada no Buffet Parmênion, com aproximadamente 400 convidados, a repercussão do evento foi excelente.

18 de maio de 2011

Diversão, saúde e serviços em Ribeirão Pires

O Convênio Odontológico Dental Plus participou, neste último sábado (14), de mais uma ação social promovida pelo Diário do Grande ABC nos Bairros.

A ação aconteceu na Escola Estadual Di Cavalcanti, em Ribeirão Pires.
No total, foram realizados 2.344 atendimentos, desde testes de glicemia (para identificar a diabetes), até determinação do índice de massa corpórea e orientações sobre saúde e bem-estar em geral.
Além de brincadeiras e oficinas de artes para as crianças, também teve espaço para a beleza, com corte de cabelo, limpeza de pele e manicure.

A Dental Plus fez mais um trabalho maravilhoso, oferecendo avaliações odontológicas para as crianças e adultos presentes.

Fiquem atentos na agenda do programa Diário do Grande ABC nos Bairros.
A próxima ação da Dental Plus será no dia 28 de Maio, em Rio Grande da Serra.

Leia a notícia na íntegra: Diversão, saúde e serviços em Ribeirão Pires

29 de abril de 2011

Refrigerantes: Um Problema para os Dentes

Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito 
de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.


Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14 por cento do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.


Está-se Bebendo Cada Vez Mais

O consumo de refrigerantes aumentou drasticamente em todos os grupos demográficos, especialmente entre crianças e adolescentes.

Crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.


O Que Fazer

Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem, e também com as terapias bucais disponíveis. Eis algumas medidas que você pode tomar
:




  • Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.
  • Enxágue a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
  • Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor.
  • Faça aplicação de flúor com o profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.

19 de abril de 2011

Como Cuidar dos Dentes de Crianças Pequenas?


Como posso cuidar dos dentes dos meus filhos na idade entre um e três anos?
Ensinar bons hábitos de higiene bucal para seus filhos é uma das melhores lições de saúde que você pode ensinar a eles. Isto significa ajudá-los a escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, mostrar a maneira certa de usar o fio dental, incentivá-los a comer pouco entre as refeições e sempre ir ao dentista. A maioria dos dentistas recomenda que as crianças devam começar a ir ao dentista com dois anos de idade. Isto dá ao profissional a oportunidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes do seu filho e, além disso, você pode aprender vários tópicos, como os dentes se desenvolvem, a importância do flúor, como ajudar seu filho a cuidar bem dos dentes, como lidar com o uso da chupeta, sobre a alimentação e como prevenir ferimentos na boca. Nunca deixe de dizer que é bom ir ao dentista.


O que devo fazer quando os dentes do meu filho começarem a nascer?
Os dentes começam a nascer quando o bebê tem seis meses de idade e continuam a erupcionar até por volta do terceiro ano de idade. Isto faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época. Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo. Se seu filho estiver com febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.

Qual é a maneira certa de escovar os dentes do meu filho pequeno?
Primeiramente é importante estar ao lado de seu filho no momento da escovação até ele atingir a idade por volta de seis anos. Siga as indicações abaixo:
Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe seu filho engolir o creme.
Use uma escova macia. Primeiro limpe as superfícies internas dos dentes, onde o acúmulo de placa é maior. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
Escove todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
Escove a superfície de mastigação dos dentes, para frente e para trás.



Chupar o dedo faz mal? Como posso evitar isto?
O reflexo de sugar é normal e saudável nos bebês. Mas, o hábito de chupar o dedo pode causar problemas de desenvolvimento da boca e do queixo, e afetar a posição dos dentes, principalmente se continuar depois que os dentes permanentes tiverem nascido. O resultado disso pode ser dentes anteriores que nascem inclinados para fora, ou mordida aberta. Isto pode causar problemas na vida adulta, como, por exemplo, dentes que se desgastam rapidamente, maior número de cáries e desconforto ao mastigar. As chupetas também podem causar danos parecidos, se usadas após a erupção dos dentes permanentes.

A melhor maneira de tratar o hábito de chupar o dedo é através de estímulos positivos, não de palavras e comportamentos negativos. Para seu filho, o hábito de chupar o dedo é uma coisa natural. Elogie seu filho quando não estiver chupando os dedos. Talvez seja preciso resolver o problema de ansiedade que leva seu filho a ter este hábito. Você pode conscientizar seu filho que ele tem este hábito, colocando um esparadrapo no dedo que ele chupa ou uma meia em sua mão à noite. 

1 de abril de 2011

Ação Social 02/04/2011 em Mauá


A Dental Plus (operadora de odontologia),estará participando no próximo sábado da Ação Social Diário do Grande ABC nos bairros.

Evento que será realizado na Escola Estadual Feital (Rua Aluisio de Azevedo, nº 26, Jardim Olinda - Cidade de Mauá.

Neste evento a Dental Plus estará realizando palestras de saúde, higiene bucal e diagnósticos odontológicos.

24 de março de 2011

Como Usar o Fio Dental

Qual a maneira correta de usar o fio dental?
Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.
Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:
  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos;
  • Segure o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival;
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Que tipo de fio devo usar?

Há dois tipos de fio dental:

  • Fio de Nylon 
  • Fio PTFE
Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

10 de março de 2011

O que é Gengivite? Sinais e Sintomas

O que é gengivite?

Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a PLACA - uma película, grudenta e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Como sei que tenho gengivite?

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
Você pode prevenir a gengivite pela:

* A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
* Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
* Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
* Ir ao dentista regularmente.
·   

3 de março de 2011

Cuidado com a saúde bucal no Carnaval

Cuidado com a saúde bucal no Carnaval. Uma única gota de saliva contém cerca de dois bilhões de bactérias.


A mononucleose ou doença do beijo caracteriza-se por febre, mal-estar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, e ínguas no pescoço. Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e até mesmo consumam complexos vitamínicos.


Uma higienização oral com boa frequência diária, com escovação e uso do fio dental, ajuda ainda a evitar problemas como a transmissão de cárie, que se aproveita da troca de salivas.


Uma visita ao cirurgião-dentista pode ser decisiva para facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças.


Carnaval é descontração e alegria. Mas é importante cuidar de sua saúde bucal.

21 de fevereiro de 2011

QUANDO É A HORA CERTA DE TIRAR A CHUPETA DA CRIANÇA?

A chupeta tem efeito tranquilizador, como bem sabem os pais de bebês. Porém seu uso excessivo pode prejudicar a mastigação, a respiração, a fala e a posição dos dentes da criança. Assim, é importante observar alguns cuidados e limites.

Confira a seguir algumas dicas:

Não se deve oferecer a chupeta a qualquer sinal de choro, para acalmar a criança, pois isso levará ao hábito. A mãe poderá oferecê-la na hora de dormir, assim a musculatura oral será estimulada, propiciando satisfação e cansaço. Importante: sempre que a criança adormecer, a mãe não pode esquecer de retirar a chupeta.

A remoção do uso da chupeta deve ser realizada antes dos dois anos de idade. Nesse período, algumas crianças precisam de um elemento de transição que propicie o mesmo sentimento de afeto, segurança, carinho e companhia, que pode ser um bichinho de pelúcia ou o brinquedo favorito do bebê, por exemplo.

É aconselhável sentir a hora certa para a remoção do hábito da chupeta. Deve-se observar o que está ocorrendo na vida da criança: se está doente, se há um novo irmãozinho em casa, se os pais não estão se relacionando bem, por exemplo, a chupeta pode representar um apoio.

A autocorreção dos problemas causados pelo uso da chupeta ocorre somente quando o uso dela é interrompido ou disciplinado pelos pais até os dois anos de idade.

Uma visita ao odontopediatra pode ajudar a esclarecer dúvidas e angústias sobre a chupeta. O indicado é que, após o nascimento dos primeiros dentes do bebê, os pais já procurem o especialista para realizar consultas regulares com o objetivo de habituar a criança a essa nova experiência e como medida de prevenção para que ela tenha sempre uma boa saúde bucal.