22 de agosto de 2012

                                  Odontologia Desportiva


Odontologia Desportiva não é uma especialidade odontológica ligada à Educação Física, mas sim uma área de atuação da própria Odontologia. Ela visa oferecer cirurgiões-dentistas com visão esportiva, a fim de melhorar
 o rendimento dos atletas, promovendo a saúde bucal e prevenindo possíveis lesões decorrentes de atividades esportivas.

Embora a Odontologia Desportiva no Brasil seja ainda muito jovem, já foi criada a Associação Brasileira de Odontologia Desportiva (Abrodesp), que além de dentistas, é composta por médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Além disto, no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo existe uma Comissão de Odontologia Desportiva, e, no Ginásio do Ibirapuera, foi formado o 1º Centro de Odontologia Desportiva do Brasil.
O atleta, por exigir mais do seu físico em relação às demais pessoas, necessita estar sempre atento à sua saúde, e a saúde bucal não pode ficar fora deste contexto.









25 de junho de 2012

Odontologia dos Animais 

Assim como os humanos, os cães também necessitam de cuidados para a saúde bucal. Os dentes e gengivas sadios são fundamentais para que os cachorros possam mastigar alimentos e morder objetos tendo uma vida normal e plena de saúde.

“Uma escovação dental diária, com uso de pastas e escovas ESPECÍFICAS para animais, bem como a visita regular ao médico veterinário especializado, geralmente feita cada ano. Com esses cuidados, o proprietário estará garantindo uma boa saúde oral ao seu animal, que reflete na saúde geral, além de proporcionar melhora considerável na qualidade de vida dele”

Não perca tempo e cuide melhor da saúde do seu cãozinho, retribuindo o carinho com cuidados na higiene bucal.






1 de abril de 2012

Estudo identifica o processo de entrada de bactéria oral na corrente sanguínea

Pesquisa da Case Western Reserve School of Dental Medicine, em Cleveland, Estados Unidos, identificou como a Fusobacterium nucleatum, bactéria comum no meio bucal, atua para conseguir “abrir uma porta” nos vasos sanguíneos, facilitando a infiltração dela e de outras bactérias no organismo e, consequentemente, causando doenças.
Yiping Han, responsável pela pesquisa e professora de Periodontia na instituição, estudou esta bactéria por mais de uma década e descobriu que ela se liga a receptores do endotélio desencadeando a degradação das junções que fecham as células da superfície dos vasos sanguíneos.
Os estudos realizados também detectaram a presença da Fusobacterium nucleatum em abscessos e em infecções no pulmão, fígado, baço e articulações. Yiping encontrou ainda evidências diretas ligando a bactéria ao parto prematuro e à morte fetal. Estas elações se devem ao fato da bactéria poder ultrapassar as barreiras do sangue e da placenta que geralmente bloqueiam a passagem de agentes causadores de doenças.
A pesquisadora conclui que a invasão da F. nucleatum no organismo por meio da membrana das mucosas da boca, devido a lesões ou doença periodontal, pode ser o gatilho para o aumento da permeabilidade do endotélio, permitindo que ela e outras bactérias se espalhem e colonizem diferentes áreas do corpo. Formada assim, a colônia de bactérias induz a uma reação inflamatória que pode levar à necrose do tecido e à morte fetal.
Este processo de degradação e entrada nos vasos sanguíneos foi descrito no artigo “Fusobacterium Nucleatum Adhesin FadA Binds Vascular Endothelial Cadherin and Alters Endothelial Integrity”, publicado eem dezembro de 2011.



Fonte: Jornal do Site

9 de março de 2012

Luz substitui antibióticos no dentista!


Uma terapia à base de luz capaz de substituir remédios tradicionais usados contra fungos e bactérias deve chegar aos consultórios odontológicos ainda neste ano. Desenvolvida pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a técnica usa LEDs (diodos emissores de luz) e tem a vantagem de evitar a resistência aos antibióticos.
Batizado de terapia fotodinâmica (TFD), o procedimento já é aplicado no tratamento de câncer de pele e de leishmaniose, mas sua utilização pelos dentistas é uma novidade. “Os protocolos de utilização estão prontos. Já definimos os procedimentos e só aguardamos as patentes”, afirma o físico Vanderlei Salvador Bagnato, professor do IFSC-USP e coordenador da pesquisa.
Inflamações da gengiva, periodontites, cáries e candidíase protética são exemplos de doenças que poderão ser curadas com feixes de luz. “A técnica é simples. Aplicamos uma substância, o fotossensibilizador, na região doente. Depois, iluminamos o local com a intensidade necessária para criarmos uma reação fototóxica. A substância reage com o oxigênio da boca ou do micro-organismo e acaba com o problema”, explica Bagnato.
A intensidade dos raios varia conforme o problema do paciente, esclarece a dentista Ana Claudia Pavarina, professora da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara e uma das pesquisadoras envolvidas no desenvolvimento da técnica.
“Testamos diversos comprimentos de ondas eletromagnéticas, tempo de exposição e fotossensibilizadores para chegarmos às combinações mais adequadas para cada problema odontológico.”
Os pesquisadores ressaltam que os micro-organismos não conseguem criar resistência à luz, ao contrário do que ocorre, muitas vezes, com os antibióticos. “A morte das bactérias não está ligada à mediação de radicais químicos”, justifica Bagnato. Além disso, a técnica evita o uso prolongado ou excessivo de remédios. “O uso é tópico e direcionado na área afetada. O paciente se expõe menos”, completa Ana.
Preço baixo – Outra vantagem citada pelos especialistas é o baixo custo do tratamento. Eles estimam que a terapia à base de luz chegue ao paciente custando menos que o tratamento com antibióticos. “Os LEDs se popularizaram, estão bem baratos. E os fotossensibilizadores também são substâncias com custo baixo. Essa combinação deve tornar a TFD bem acessível”, diz Bagnato.