24 de março de 2011

Como Usar o Fio Dental

Qual a maneira correta de usar o fio dental?
Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.
Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:
  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos;
  • Segure o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival;
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Que tipo de fio devo usar?

Há dois tipos de fio dental:

  • Fio de Nylon 
  • Fio PTFE
Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

10 de março de 2011

O que é Gengivite? Sinais e Sintomas

O que é gengivite?

Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a PLACA - uma película, grudenta e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Como sei que tenho gengivite?

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
Você pode prevenir a gengivite pela:

* A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
* Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
* Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
* Ir ao dentista regularmente.
·   

3 de março de 2011

Cuidado com a saúde bucal no Carnaval

Cuidado com a saúde bucal no Carnaval. Uma única gota de saliva contém cerca de dois bilhões de bactérias.


A mononucleose ou doença do beijo caracteriza-se por febre, mal-estar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, e ínguas no pescoço. Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e até mesmo consumam complexos vitamínicos.


Uma higienização oral com boa frequência diária, com escovação e uso do fio dental, ajuda ainda a evitar problemas como a transmissão de cárie, que se aproveita da troca de salivas.


Uma visita ao cirurgião-dentista pode ser decisiva para facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças.


Carnaval é descontração e alegria. Mas é importante cuidar de sua saúde bucal.

21 de fevereiro de 2011

QUANDO É A HORA CERTA DE TIRAR A CHUPETA DA CRIANÇA?

A chupeta tem efeito tranquilizador, como bem sabem os pais de bebês. Porém seu uso excessivo pode prejudicar a mastigação, a respiração, a fala e a posição dos dentes da criança. Assim, é importante observar alguns cuidados e limites.

Confira a seguir algumas dicas:

Não se deve oferecer a chupeta a qualquer sinal de choro, para acalmar a criança, pois isso levará ao hábito. A mãe poderá oferecê-la na hora de dormir, assim a musculatura oral será estimulada, propiciando satisfação e cansaço. Importante: sempre que a criança adormecer, a mãe não pode esquecer de retirar a chupeta.

A remoção do uso da chupeta deve ser realizada antes dos dois anos de idade. Nesse período, algumas crianças precisam de um elemento de transição que propicie o mesmo sentimento de afeto, segurança, carinho e companhia, que pode ser um bichinho de pelúcia ou o brinquedo favorito do bebê, por exemplo.

É aconselhável sentir a hora certa para a remoção do hábito da chupeta. Deve-se observar o que está ocorrendo na vida da criança: se está doente, se há um novo irmãozinho em casa, se os pais não estão se relacionando bem, por exemplo, a chupeta pode representar um apoio.

A autocorreção dos problemas causados pelo uso da chupeta ocorre somente quando o uso dela é interrompido ou disciplinado pelos pais até os dois anos de idade.

Uma visita ao odontopediatra pode ajudar a esclarecer dúvidas e angústias sobre a chupeta. O indicado é que, após o nascimento dos primeiros dentes do bebê, os pais já procurem o especialista para realizar consultas regulares com o objetivo de habituar a criança a essa nova experiência e como medida de prevenção para que ela tenha sempre uma boa saúde bucal.


6 de dezembro de 2010

6 GRANDES VERDADES

1ª Verdade: 
Ninguém consegue tocar em todos os dentes da boca com a língua.

2ª Verdade: 
Todo bobo, depois de ler a 1ª verdade, tenta tocar com a língua em todos os dentes que tem na boca.

3ª verdade: 
Descobre que a 1ª verdade é mentira.

4ª Verdade: 
Começa a sorrir, porque concorda que é bobo.

5ª Verdade: 
Tá pensando pra quem vai enviar essas verdades.

6ª Verdade: 
E continua com o sorriso de bobo na cara? Fala sério, você tocou a língua nos dentes, né?

30 de novembro de 2010

É importante manter a saúde bucal nas férias

O fim do ano está chegando, e com ele, o período mais esperado pelas crianças: as férias!

Esse é um momento em que os pais precisam redobrar a atenção com a saúde da criança.

Fiquem de olho com refeições fora dos horários. A tendência é que nesse período, elas passem a comer mais doces do que o normal, e se não houver uma preocupação com a higiene correta, as cáries e as doenças de gengiva começam a surgir.

Outra "dor de cabeça" para os pais, são as brincadeiras e peripécias. Dentes quebrados por acidentes, e principalmente, dentes de leite que caem antes da hora - são prejudiciais e futuramente, comprometem a dentição permanente.

Além de vir às emergências, dor ou desconfortos por restaurações que caíram em função daquele pirulito gostoso ou dos dentinhos que estão erupcionando. Tudo isso é bem previsível e contornável, desde que você não deixe de levar o seu filho ao dentista apropriado.

Mãe, lembre-se sempre: Após as refeições... Passar o fio dental e escovar os dentes.
Evite que seu filho coma muito doce e beba muito refrigerante. Acompanhe-o durante as brincadeiras.
Seguindo essas orientações, o retorno às aulas será bem mais saudável =) 

29 de novembro de 2010

Alegria de Viver

É preciso superar os pensamentos negativos que invadem nossa mente e molestam tanto o coração.
Muito mais que tristeza e melancolia, nossa alma precisa de paz, amor e harmonia.
Muito mais que pessimismo, nossa alma precisa de muito otimismo e muita alegria de viver...


Nesta segunda-feira,
Muitos sorrisos para você!