Em homenagem ao dia de hoje, o Ministério da Saúde divulgou 12 passos importantes que previnem a população de doenças como: Hepatite A, diarréias, miningites e infeccções. Já que os vírus, bactérias e micróbios estão por toda parte, a forma mais simples de evitá-los é lavando as mãos sempre, e de forma correta.
“A higienização adequada, com uso de água e sabão, remove os microrganismos da pele e também a oleosidade, o suor e células mortas, bem como a sujeira que facilita a permanência e a multiplicação de microrganismos, ocasionando várias doenças”, afirma Ricardo Brito, enfermeiro do Setor de Epidemiologia e Assistência Hospitalar da FMS.
Os 12 passos:
- Molhe as mãos com água.
- Aplique a quantidade suficiente de sabonete para lavar as mãos.
- Ensaboe as palmas das mãos esfregando-as entre si.
- Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos e vice-versa.
- Entrelace os dedos e esfregue os espaços entre eles.
- Encaixe as mãos em forma de meia concha e faça movimentos segurando os dedos.
- Esfregue o polegar esquerdo utilizando-se de movimento circular com o auxílio da palma da mão direita e vice-versa.
- Esfregue as pontas dos dedos e unhas contra as palmas das mãos fazendo movimentos circulares. • Enxágue bem as mãos.
- Enxugue bem as mãos com papel toalha.
- Feche a torneira com papel toalha e jogue-o no lixo.
- Agora as mãos estão limpas.
DICA: Ah! E não se esqueça: Nossa água não é eterna. Enquanto você ensaboá as mãos ou escova os dentes, deixe a torneira fechada. O nosso planeta agradece ;-)
15 de outubro de 2010
14 de outubro de 2010
Mineiros Chilenos têm doenças bucais
Na noite de ontem (13) foi concluída a operação de resgate dos 33 mineiros chilenos, que estavam soterrados a 700 metros de profundidade na Mina San José, localizada a 800 km de Santiago.
Além do sucesso em todo o resgate, a outra boa notícia é que alguns já podem ter alta hoje (14).
Os médicos informaram que todos tiveram uma boa noite de sono e passam por exames de rotina.
Jorge Montes, diretor médico do hospital de Copiapó e responsável pela equipe que está acompanhando o quadro de evolução de cada um dos mineiros, tem perspectivas positivas. “Nossa preocupação maior era com o quadro psicológico por causa do alto grau de estresse a que todos foram submetidos, mas não há nada de mais grave. Todos os trabalhadores passaram uma boa noite”, disse.
Segundo Montes, alguns trabalhadores apresentam um ou outro problema de saúde, mas que já tinham sido detectados antes mesmo do incidente.
Após 70 dias de confinamento, em condições precárias de higiene, o maior problema de saúde dos mineiros são as infecções e as cáries; alguns com lesões ao nível dos dentes. Um deles, inclusive, terá que passar por uma cirurgia para tratar a infecção bucal.
Victor Zamora Bugueño, disse em uma carta que a primeira coisa que ele faria após o resgate seria procurar ajuda de um dentista. Ele passou por uma desagradável dor de dente, controlada por analgésicos e antibióticos. Ele foi o 14º mineiro a ser resgatado.
Além do sucesso em todo o resgate, a outra boa notícia é que alguns já podem ter alta hoje (14).
Os médicos informaram que todos tiveram uma boa noite de sono e passam por exames de rotina.
Jorge Montes, diretor médico do hospital de Copiapó e responsável pela equipe que está acompanhando o quadro de evolução de cada um dos mineiros, tem perspectivas positivas. “Nossa preocupação maior era com o quadro psicológico por causa do alto grau de estresse a que todos foram submetidos, mas não há nada de mais grave. Todos os trabalhadores passaram uma boa noite”, disse.
Segundo Montes, alguns trabalhadores apresentam um ou outro problema de saúde, mas que já tinham sido detectados antes mesmo do incidente.
Após 70 dias de confinamento, em condições precárias de higiene, o maior problema de saúde dos mineiros são as infecções e as cáries; alguns com lesões ao nível dos dentes. Um deles, inclusive, terá que passar por uma cirurgia para tratar a infecção bucal.
Victor Zamora Bugueño, disse em uma carta que a primeira coisa que ele faria após o resgate seria procurar ajuda de um dentista. Ele passou por uma desagradável dor de dente, controlada por analgésicos e antibióticos. Ele foi o 14º mineiro a ser resgatado.
13 de outubro de 2010
Engoli anti-séptico bucal, e agora?
Os enxaguantes bucais não foram feitos para serem engolidos, e sim cuspidos. Isso, porque os produtos contêm ingredientes, que se ingeridos em grandes ou pequenas quantidades, fazem mal.
A ingestão do anti-séptico bucal pode causar sensação de enjôo e diárréia. Mas os sintomas tendem a passar logo.
Em situações mais graves (onde a quantidade ingerida é maior) a ingestão do enxaguante pode causar sonolência, tontura, falta de ar e até convulsão ou coma. Nesse caso, leve a pessoa ao pronto-socorro mais próximo e dê o maior número de informações possíveis, como: idade, peso e quantidade do produto que foi engolida. É muito importante estar portando o frasco do produto, para informações específicas de seus ingredientes.
Atenção: Não deixe a criança usar o enxaguante bucal por conta própria. Antes dos 6 anos de idade, elas possuem dificuldade para controlar o processo de engolir. De qualquer forma, o recomendado é que dos 6 aos 12 anos, elas sejam supervisionadas durante a higiene bucal.
[Fonte de Pesquisa: Oralb]
11 de outubro de 2010
Dia das Crianças
Em homenagem ao dia das crianças, uma seleção de artigos importantes para os baixinhos =D
:: A FADA DO DENTE
Para evitar que esse primeiro momento de troca dos dentinhos seja traumática, a Fada do Dente vem como personagem mitológico oferecendo moedas em troca dos dentes de leite.
:: A FADA DO DENTE
Para evitar que esse primeiro momento de troca dos dentinhos seja traumática, a Fada do Dente vem como personagem mitológico oferecendo moedas em troca dos dentes de leite.
[Leia +]
:: SAÚDE BUCAL INFANTIL
Saiba como proteger os dentinhos do seu bebê, antes mesmo deles se formarem.
Aprenda a higienizar a gengiva, principalmente após a mamada.
[Leia +]
:: CUIDADOS COM A CHUPETA
O uso da chupeta é preocupante e apresenta diversos efeitos negativos, afetando até a fala da criança. Mas é importante que os pais saibam que toda chupeta deve ser desinfetada, pelo menos uma vez ao dia.
[Leia +]
:: CHICLETE FAZ MAL?
O chiclete é, na verdade, uma mania ou um vício perigoso? Conheça os pontos positivos e negativos da goma de mascar que a garotada adora.
[Leia +]
:: 10 PASSOS PARA SEU FILHO NÃO TER CÁRIES
Dez dicas especiais para ajudar os pais a evitar que os pequenos tenham cáries.
Hábitos aparentemente inofensivos, como beijar a boca do bebê ou assoprar a papinha para esfriar, facilicitam a transmissão de bactérias.
[Leia +]
:: EXISTE RECÉM NASCIDO COM DENTE?
O seu bebê já nasceu com dentinhos ou eles erupcionaram muito cedo? Calma, mãe! Essa é uma situação rara, mas a Dental Plus te ajuda a entender o que aconteceu.
[Leia +]
:: ESCOVAR O DENTE É DIVERTIDO
Ei, garotada! Escovar os dentes é importante para a saúde e muito divertido.
[Leia +]
:: BARBIE "Quero ser Dentista"
Ainda não comprou o presente de Dia das Crianças? A Dental Plus tem uma sugestão para você!
[Leia +]
7 de outubro de 2010
O creme dental que evita brigas em família
Ah... A família! Nosso alicerce mais bonito! Mas quando o assunto é discussão, todos são especialistas. Pricipalmente para os "casais recém casados".
Sair de fininho e deixar o box do banheiro molhado, pés em cima da mesinha de centro da sala, deixar a ponta do tapete enrolada, não encher a forminha de gelo, toalha molhada em cima da cama... Essa, e tantas outras banalidade,s são as causadoras de verdeiras guerras dentro de casa.
Pensando nisso, o designer Dominic Wilcox criou o "Two way Toothpaste". Uma embalagem de creme dental com duas pontas.
De acordo com o autor dessa insana idéia, isso resolveria todas as discórdias por apertar o tubo da pasta no meio ou na ponta.
O Two way Toothpaste é apenas uma sugestão para as grandes marcas de produtos de higiene bucal, não é produzido e nem vendido no mercado. Mas não deixa de ser muito engraçado =D
[Fonte de Pesquisa: Like Cool]
Sair de fininho e deixar o box do banheiro molhado, pés em cima da mesinha de centro da sala, deixar a ponta do tapete enrolada, não encher a forminha de gelo, toalha molhada em cima da cama... Essa, e tantas outras banalidade,s são as causadoras de verdeiras guerras dentro de casa.
Pensando nisso, o designer Dominic Wilcox criou o "Two way Toothpaste". Uma embalagem de creme dental com duas pontas.
De acordo com o autor dessa insana idéia, isso resolveria todas as discórdias por apertar o tubo da pasta no meio ou na ponta.
O Two way Toothpaste é apenas uma sugestão para as grandes marcas de produtos de higiene bucal, não é produzido e nem vendido no mercado. Mas não deixa de ser muito engraçado =D
[Fonte de Pesquisa: Like Cool]
6 de outubro de 2010
A importância da reciclagem
A partir de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou exageradamente - e conseqüentemente, aumentou também a produção de lixo.
Com a reciclagem, além de preservar o meio ambiente, é possível também gerar riquezas. Vidros, metais, papéis e plásticos podem ser reaproveitados.
Campanhas de coletas seletivas já são comuns em várias partes do mundo. Inclusive, muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Reciclando você evita significativamente a poluição do solo, da água e do mar.
Veja alguns exemplos de Produtos Recicláveis:
Plástico: potes, embalagens, garrafas PET, sacos e sacolas de supermercado
Metal: latas de alumínio, pregos, tubos de pasta e cobre
Vidro: potes de alimentos em conserva, garrafas, frascos e cacos de vidro
Papel: jornal, revistas, folhetos, caixas de papelão e embalagens.
Curiosidade: Você sabia que o tubo do creme dental se recicla como "Metal"?
Com pequenas atitudes, podemos fazer a diferença!
Pense nisso!
Pense nisso!
5 de outubro de 2010
Bebidas isotônicas prejudicam os dentes
De acordo com a matéria publicada na Folha de São Paulo por Juliana Vines, o consumo de Bebidas isotônicas prejudicam os dentes e podem causar até mais erosão dentária que o próprio refrigerante.
"Uma pesquisa recente da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) em parceria com a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) analisou em laboratório a perda mineral em dentes humanos após a exposição a esses produtos.
O estudo comparou alguns tipos de Gatorade com água destilada. "Concluímos que essas bebidas são muito erosivas. Atletas e consumidores não têm consciência disso", afirma Alessandro Cavalcanti, dentista, professor da UEPB."
Muitas das bebidas são ácidas demais ou contém muito carboidrato e açúcares. Os riscos vão desde lesão na dentina, erosão dental até a cárie.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que esses produtos sejam consumidos somente por atletas e após a orientação de um especialista.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Ainda com dúvidas? Então Pergunte ao Dentista =D
"Uma pesquisa recente da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) em parceria com a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) analisou em laboratório a perda mineral em dentes humanos após a exposição a esses produtos.
O estudo comparou alguns tipos de Gatorade com água destilada. "Concluímos que essas bebidas são muito erosivas. Atletas e consumidores não têm consciência disso", afirma Alessandro Cavalcanti, dentista, professor da UEPB."
Muitas das bebidas são ácidas demais ou contém muito carboidrato e açúcares. Os riscos vão desde lesão na dentina, erosão dental até a cárie.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que esses produtos sejam consumidos somente por atletas e após a orientação de um especialista.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Ainda com dúvidas? Então Pergunte ao Dentista =D
Marcadores:
agência nacional de vigilância sanitária,
bebidas isotônicas,
cárie,
folha de são paulo,
pergunte ao dentista
4 de outubro de 2010
"Cigarro" vira matéria de faculdade
No último dia 29 de Agosto a Universidade de Pernambuco anunciou, durante uma Programação do Dia Nacional de Controle do Tabagismo, que a partir de agora incluirá como matéria em seu curso de Odontologia o controle da dependência do cigarro e o tratamento do fumante.
A intenção é mostrar aos estudantes a dimensão real da doenças, para futuramente auxiliarem seus pacientes.
"As ações da Universidade de Pernambuco contra o tabagismo são anteriores aos últimos movimentos que visam banir o fumo em todo os locais coletivos do País. O tema já era explorado na graduação de Odontologia antes mesmo da reforma feita para atender as diretrizes nacionais dos cursos nessa especialidade. O controle e o tratamento do tabagismo foram estudados no quinto período, na disciplina de Odontologia Preventiva e Social. Agora – segundo informa a escola – o conteúdo faz parte de ciências sociais aplicadas à Odontologia e estágio curricular supervisionado nível 1. Na pós-graduação, o tema volta, tanto na especialização em Odontologia e Saúde Coletiva quando no mestrado e doutorado, nas disciplinas de Filosofia da Saúde Pública e Políticas de Saúde.", diz matéria do JORNAL ODONTO - Edição 157
[Fonte de Pesquisa: Jornal Odonto]
A intenção é mostrar aos estudantes a dimensão real da doenças, para futuramente auxiliarem seus pacientes.
"As ações da Universidade de Pernambuco contra o tabagismo são anteriores aos últimos movimentos que visam banir o fumo em todo os locais coletivos do País. O tema já era explorado na graduação de Odontologia antes mesmo da reforma feita para atender as diretrizes nacionais dos cursos nessa especialidade. O controle e o tratamento do tabagismo foram estudados no quinto período, na disciplina de Odontologia Preventiva e Social. Agora – segundo informa a escola – o conteúdo faz parte de ciências sociais aplicadas à Odontologia e estágio curricular supervisionado nível 1. Na pós-graduação, o tema volta, tanto na especialização em Odontologia e Saúde Coletiva quando no mestrado e doutorado, nas disciplinas de Filosofia da Saúde Pública e Políticas de Saúde.", diz matéria do JORNAL ODONTO - Edição 157
[Fonte de Pesquisa: Jornal Odonto]
24 de setembro de 2010
95% dos jalecos são contaminados
O blog é sobre odontologia, mas recentemente tivemos conhecimento de uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da PUC-SP (câmpus Sorocaba), que é do interesse de todos.
As alunas Fernanda Dias e Débora Jukemura, juntamente com o auxílio da Professora Maria Elisa Maluf, chegaram a conclusão de que o uso do jaleco é a principal fonte de transmissão de microorganismos.
Durante um ano, elas analisaram 96 estudantes de medicina, que tiveram ou não contatos com pacientes. Uma parte usava jalecos de manga longa e a outra metade, manga curta.
O resultado é assustador: 95,83% das amostras indicam a contaminação nas vestimentas.
"Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato dos microorganismos poderem permanecer entre dez e 98 dias em tecidos encontrados em hospitais, como algodão e poliéster", explicaram as alunas.
Contaminados principalmente em áreas como mangas e bolsos, o maior vilão identificado foi o Staphlococcus aureus (bactéria responsável pela infecção hospitalar).
O curioso, é que de acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), o jaleco deve nos proteger contra acidentes e reduzir a transmissão de microorganismos. Não é o que acontece, infelizmente.
"A vestimenta deve ser restrita ao ambiente de trabalho. Os médicos e estudantes não devem circular com ele fora do hospital ou da clínica", alerta a professora orientadora.
As alunas Fernanda Dias e Débora Jukemura, juntamente com o auxílio da Professora Maria Elisa Maluf, chegaram a conclusão de que o uso do jaleco é a principal fonte de transmissão de microorganismos.
Durante um ano, elas analisaram 96 estudantes de medicina, que tiveram ou não contatos com pacientes. Uma parte usava jalecos de manga longa e a outra metade, manga curta.
O resultado é assustador: 95,83% das amostras indicam a contaminação nas vestimentas.
"Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato dos microorganismos poderem permanecer entre dez e 98 dias em tecidos encontrados em hospitais, como algodão e poliéster", explicaram as alunas.
Contaminados principalmente em áreas como mangas e bolsos, o maior vilão identificado foi o Staphlococcus aureus (bactéria responsável pela infecção hospitalar).
O curioso, é que de acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), o jaleco deve nos proteger contra acidentes e reduzir a transmissão de microorganismos. Não é o que acontece, infelizmente.
"A vestimenta deve ser restrita ao ambiente de trabalho. Os médicos e estudantes não devem circular com ele fora do hospital ou da clínica", alerta a professora orientadora.
[Fonte de Pesquisa: Expresso MT]
23 de setembro de 2010
Oito em cada dez grávidas têm problemas bucais
A Secretaria de Estado da Saúde fez um balanço com base nos atendimentos pré-natais feitos no Hospital e Maternidade Interlagos. O resultado foi surpreendente: oito em cada dez grávidas atendidas têm problemas dentários, como a cárie, gengivite ou placa bacteriana.
Aproximadamente 7% das pacientes têm problemas mais graves, como o granuloma (espécie de edema que se forma na gengiva).
Esse assunto é muito importante. Doenças bucais podem causar diversos problemas para a saúde do bebê e da gestante, podendo ocasionar, inclusive, o parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso.
"As mudanças hormonais que ocorrem na mulher nesse período fazem com que ela fique mais propensa a problemas bucais. Por isso, a atenção deve ser redobrada em toda a gravidez, principalmente a partir do segundo trimestre", recomenda Francisco Barata Ribeiro, chefe do Serviço de Odontologia da Maternidade Interlagos.
Cinco dicas essenciais para manter a boa saúde bucal na gravidez:
- Substitua alimentos ricos em carboidratos e açúcares por frutas e vegetais;
- Reforce a ingestão de vitaminas B, C e cálcio;
- Após vômito por enjoo, faça bochecho com água oxigenada ou algum antiácido antes de escovar os dentes;
- Reforce a escovação e o uso do fio dental;
- Aumente a frequência de consultas ao dentista.
:: Leia também: Gestantes podem fazer tratamento odontológico?
:: Ainda com dúvidas? Então Pergunte ao Dentista =)
[Fonte de Pesquisa: Estadão]
Aproximadamente 7% das pacientes têm problemas mais graves, como o granuloma (espécie de edema que se forma na gengiva).
Esse assunto é muito importante. Doenças bucais podem causar diversos problemas para a saúde do bebê e da gestante, podendo ocasionar, inclusive, o parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso.
"As mudanças hormonais que ocorrem na mulher nesse período fazem com que ela fique mais propensa a problemas bucais. Por isso, a atenção deve ser redobrada em toda a gravidez, principalmente a partir do segundo trimestre", recomenda Francisco Barata Ribeiro, chefe do Serviço de Odontologia da Maternidade Interlagos.
Cinco dicas essenciais para manter a boa saúde bucal na gravidez:
- Substitua alimentos ricos em carboidratos e açúcares por frutas e vegetais;
- Reforce a ingestão de vitaminas B, C e cálcio;
- Após vômito por enjoo, faça bochecho com água oxigenada ou algum antiácido antes de escovar os dentes;
- Reforce a escovação e o uso do fio dental;
- Aumente a frequência de consultas ao dentista.
:: Leia também: Gestantes podem fazer tratamento odontológico?
:: Ainda com dúvidas? Então Pergunte ao Dentista =)
[Fonte de Pesquisa: Estadão]
Marcadores:
cárie,
gengivite,
gestantes podem fazer tratamento odontológico?,
pergunte ao dentista,
placa bacteriana
Assinar:
Postagens (Atom)












