Se o dentista do seu filho disser que ele precisará fazer tratamento de canal no dentinho de leite, pode ficar despreocupada, mãe. Ele não está te enrolando!
Esse papo de que o dente de leite não tem raíz e que "como vai nascer outro", não precisa de tratamento, é mentira!
O dente de leite é super importante para a dentição permanente. É esse dente que irá manter o espaço para os próximos dentinhos, e se esse espaço for perdido precocemente, no futuro o seu filho poderá ter complicações e má oclusão (dentes tortos).
Hoje em dia utilizam-se várias alternativas para manter o dente de leite o máximo possível. Por isso, quando indicado, o tratamento de canal pode ser realizado mesmo antes de sua esfoliação (que é quando o dente "cai").
Mas e as raízes?
Quando os dentes permanentes estão próximos de sua erupção, os dentes de leite sofrem um processo de absorção das raízes, chamado rizólise. Isso acontece para que os novos dentes possam se desenvolver.
É importante que os pais saibam que o dente de leite dói, e do mesmo modo que dói o permamente. E dor de dente não é nada bom. Então porque deixar com que os dentes dos filhos fiquem cariados sem tratamento?
Arrancar um dente de leite antes da hora resulta em vários problemas ortodônticos, como dentes tortos - que prejudicam não só o espécto estético, mas também em má articulação e mastigação.
Saúde bucal não é brincadeira!
Dentes estragados e infeccionados podem prejudicar todo o organismo da criança.
Não sabe onde tem um dentista próximo de você? No site da Dental Plus você pode consultar por região, nome e especialidade. Basta clicar aqui =D
Mostrando postagens com marcador saúde bucal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde bucal. Mostrar todas as postagens
17 de novembro de 2010
27 de outubro de 2010
Vale a pena ter convênio odontológico?
Para você que tem dúvidas se vale a pena ter um convênio odontológico, nós temos a resposta: Sim!
A Assistência Odontológica sempre foi vista como um serviço de alto custo e pouco acessível. Em função disso, já é de costume as pessoas só procurarem um dentista em casos extremos de dor. Mas com o Convênio Odontológico Dental Plus, são diversas as vantagens atreladas à qualidade e agilidade no atendimento.
Nós não nos preocupamos apenas com o seu bem-estar e satisfação, mas também com condições favoráveis de saúde bucal. Mais importante do que tratar os dentes, é a possibilidade de fazer toda a prevenção de doenças com consultas regulares ao dentista. E isso é possível - pagando um pouquinho por mês!
Temos dentistas credenciados em 22 Estados do Brasil que atendem todas as especialidades, incluindo clínicas de emergência 24 hs.
Valores do Convênio Odontológico:
- Plano Clinic Plus [Individual OU Familiar]
Cobertura para Tratamento Clínico (por exemplo: restaurações, radiografias, tratamento de canal e gengiva, extrações, limpezas, aplicação de flúor e cirurgias em consultório).
--------R$ 34,90 mensais
- Plano Orto Plus
Toda cobertura do Tratamento Clínico + Tratamento Ortodôntico (aparelho fixo ou móvel, incluindo as manutenções, radiografia e documentação).
--------R$ 75,00 mensais
Quer mais informações?
Com a Dental Plus você pode tirar todas as suas dúvidas Online através do nosso CHAT.
» Acesse www.dentalplus-sorria.com.br e conheça também as vantagens do Plano de Saúde Empresarial.
A Assistência Odontológica sempre foi vista como um serviço de alto custo e pouco acessível. Em função disso, já é de costume as pessoas só procurarem um dentista em casos extremos de dor. Mas com o Convênio Odontológico Dental Plus, são diversas as vantagens atreladas à qualidade e agilidade no atendimento.
Nós não nos preocupamos apenas com o seu bem-estar e satisfação, mas também com condições favoráveis de saúde bucal. Mais importante do que tratar os dentes, é a possibilidade de fazer toda a prevenção de doenças com consultas regulares ao dentista. E isso é possível - pagando um pouquinho por mês!
Temos dentistas credenciados em 22 Estados do Brasil que atendem todas as especialidades, incluindo clínicas de emergência 24 hs.
Valores do Convênio Odontológico:
- Plano Clinic Plus [Individual OU Familiar]
Cobertura para Tratamento Clínico (por exemplo: restaurações, radiografias, tratamento de canal e gengiva, extrações, limpezas, aplicação de flúor e cirurgias em consultório).
--------R$ 34,90 mensais
- Plano Orto Plus
Toda cobertura do Tratamento Clínico + Tratamento Ortodôntico (aparelho fixo ou móvel, incluindo as manutenções, radiografia e documentação).
--------R$ 75,00 mensais
Quer mais informações?
Com a Dental Plus você pode tirar todas as suas dúvidas Online através do nosso CHAT.
» Acesse www.dentalplus-sorria.com.br e conheça também as vantagens do Plano de Saúde Empresarial.
Assegurando sorrisos, gerando negócios
25 de agosto de 2010
Pergunte ao Dentista
Agora você já pode tirar todas as suas dúvidas sobre dentistas, odontologia e saúde bucal sem sair de casa!
Para enviar sua pergunta, basta digitar no campo abaixo e clicar em "send".
Você pode enviar quantas perguntas você quiser, e esse serviço é totalmente grátis.
Clique aqui e veja outras perguntas e respostas.
Atenção: A Dental Plus não realiza diagnósticos online.
Em casos de emergência, consulte o Dentista mais próximo de você.
Em casos de emergência, consulte o Dentista mais próximo de você.
24 de agosto de 2010
Palito de dente ou fio dental?
O vereador Adilson Amadeu (PTB) está propondo um projeto de Lei (555/09) que obriga todos os bares, lanchonetes e restaurantes de São Paulo a trocar o famoso palito de dente por fio dental.
A justificativa é que como o palito é manuseado por todos, há um aumento significativo na proliferação de bactérias e doenças.
Para que a lei entre em vigor, é preciso que ela seja votada em plenário e receber a sanção do Prefeito Gilberto Kassab. Se tudo der certo, a medida prevê uma multa de R$1.000,00 para os estabelecimentos que não se adequarem.
Com uma ação simples, você ajuda o meio ambiente reduzindo o desmatamento para produção do palito de dente.
Elegâncias à parte, de acordo com a Palentologista norte-americana Leslea Jane Hulsko, palitar os dentes é um hábito pré-histórico, tão antigo quanto a própria humanidade.
Para saber mais informações sobre a história dos palitinhos de madeira e os riscos que eles representam para a nossa saúde bucal, clique aqui.
[Fonte de Pesquisa: Estadão - Por Gabriel Pinheiro]
---
E aí... Você é a favor ou contra esse projeto de Lei?
Dê a sua opinião deixando o seu comentário para a Dental Plus!
A justificativa é que como o palito é manuseado por todos, há um aumento significativo na proliferação de bactérias e doenças.
Para que a lei entre em vigor, é preciso que ela seja votada em plenário e receber a sanção do Prefeito Gilberto Kassab. Se tudo der certo, a medida prevê uma multa de R$1.000,00 para os estabelecimentos que não se adequarem.
Com uma ação simples, você ajuda o meio ambiente reduzindo o desmatamento para produção do palito de dente.
Elegâncias à parte, de acordo com a Palentologista norte-americana Leslea Jane Hulsko, palitar os dentes é um hábito pré-histórico, tão antigo quanto a própria humanidade.
Para saber mais informações sobre a história dos palitinhos de madeira e os riscos que eles representam para a nossa saúde bucal, clique aqui.
[Fonte de Pesquisa: Estadão - Por Gabriel Pinheiro]
---
E aí... Você é a favor ou contra esse projeto de Lei?
Dê a sua opinião deixando o seu comentário para a Dental Plus!
13 de agosto de 2010
Parar de fumar aumenta bactérias saudáveis da boca
Um estudo americano e britânico publicado na edição de Julho do Journal of Clinical Microbiology concluiu que parar de fumar aumenta as bactéricas saudáveis na boca.
Para determinar os efeitos da cessação do tabagismo na saúde oral, os pesquisadores coletaram amostras da boca de 22 fumantes.
Após quase dois anos de tratamento não cirúrgico para doença periodontal, os participantes que haviam parado de fumar nesse período apresentaram, não apenas redução no nível de bactérias patogênicas, mas um aumento nas espécies saudáveis - resultados não apresentados por aqueles que continuavam fumando.
Esses resultados indicam um papel importante do aconselhamento para cessação do tabagismo na terapia periodontal para fumantes, com o objetivo de alterar efetivamente o microbioma subgengival.
[Fonte de Pesquisa: Journal of Clinical Microbiology]
Para determinar os efeitos da cessação do tabagismo na saúde oral, os pesquisadores coletaram amostras da boca de 22 fumantes.
Após quase dois anos de tratamento não cirúrgico para doença periodontal, os participantes que haviam parado de fumar nesse período apresentaram, não apenas redução no nível de bactérias patogênicas, mas um aumento nas espécies saudáveis - resultados não apresentados por aqueles que continuavam fumando.
Esses resultados indicam um papel importante do aconselhamento para cessação do tabagismo na terapia periodontal para fumantes, com o objetivo de alterar efetivamente o microbioma subgengival.
[Fonte de Pesquisa: Journal of Clinical Microbiology]
2 de agosto de 2010
Passado x Futuro
Os equipamentos odontológicos sofreram uma revolução drástica com o passar dos tempos.
Com a incorporação da internet e outras tecnologias digitais, o profissional não pode ficas apenas assistindo a essas mudanças. Além disso, a dependência destas ferramentas só tende a aumentar.
Vejam a seguir que interessante:
O antigo:
O novo:
22 de julho de 2010
Escovar os dentes virou Game
O site da Revista "New Scientist" publicou uma reportagem contendo as maiores dificuldades quando o assunto é saúde bucal para as crianças. De acordo com as pesquisas, a maioria delas não demonstra vontade em escovar os dentes e os que escovam, fazem de forma errada.
Com base nessas estatísticas, um grupo de pesquisadores da Coréia do Sul transformou uma escova de dente em um transmissor de informações (como se fosse aquele controle do Video Game Wii), na tentativa de tornar a higiene bucal em algo mais divertido.
A escova do futuro funciona da seguinte forma: um sistema capta o movimento, velocidade e direção que a criança faz quando realiza a escovação.
Na tela do computador, a imagem que aparece é uma simulação a boca. Em cima dos dentes, aparecem desenhos de "monstrinhos", e à medida que a criança vai escovando, esses monstrinhos vão desaparecendo.
Segundo o cientista Sul Coreano, Chu, os testes realizados até o momento mostram que as crianças que utilizaram a escova "gamer" conseguiram higienizar até duas vezes mais do que as crianças que o fizeram pelo método tradicional.
Gostou? Então deixe o seu comentário e compartilhe a novidade com os seus amigos!
20 de julho de 2010
Técnicas menos invasivas auxiliam na odontologia
Antigamente, cirurgias e procedimentos eram realizados de forma muito agressiva. Hoje tudo isso têm sido substituído por técnicas modernas, com resultados melhores para os pacientes, além de recuperações mais rápidas e confortáveis.
Essas técnicas, conhecidas como "minimamente invasivas", são usadas na cirurgia geral em diversas áreas da saúde. Na odontologia, não é diferente.
Exames como tomografias computadorizadas, câmeras de vídeo intra-orais, Raio X digital e lentes de aproximação microscópicas são grandes avanços tecnológicos que estão chegando para facilitar o trabalho do especialista..
A chegada de mais técnicas minimamente invasivas facilitam o trabalho dos especialistas da área e, principalmente, possibilitam que a população cuide dessa parte tão importante do seu corpo. Não se trata apenas de um sorriso bonito. Saúde bucal faz parte de uma vida saudável e feliz.
[Fonte de Pesquisa: Dr. José Augusto de Souza Negrão]
Essas técnicas, conhecidas como "minimamente invasivas", são usadas na cirurgia geral em diversas áreas da saúde. Na odontologia, não é diferente.
Exames como tomografias computadorizadas, câmeras de vídeo intra-orais, Raio X digital e lentes de aproximação microscópicas são grandes avanços tecnológicos que estão chegando para facilitar o trabalho do especialista..
A chegada de mais técnicas minimamente invasivas facilitam o trabalho dos especialistas da área e, principalmente, possibilitam que a população cuide dessa parte tão importante do seu corpo. Não se trata apenas de um sorriso bonito. Saúde bucal faz parte de uma vida saudável e feliz.
[Fonte de Pesquisa: Dr. José Augusto de Souza Negrão]
12 de julho de 2010
Movimento "ABRA A BOCA, BRASIL!"
O "Abra a Boca, Brasil! – Movimento Nacional de Valorização da Odontologia Brasileira", foi apresentado oficialmente à comunidade dos Cirurgiões-Dentistas em São Paulo.
Segundo o publicitário Haroldo Vieira, criador do tema e coordenador da campanha de divulgação do Abra a Boca, Brasil!, o objetivo é conscientizar os Cirurgiões-Dentistas de que é necessário eleger os representantes da classe para defender os interesses da Odontologia nas esferas legislativas. "O primeiro passo para mudar esse cenário de desrespeito à classe é eleger os Cirurgiões-Dentistas que estão se lançando como candidatos por todos os estados da federação. Eles são os representantes mais legítimos dos interesses da Odontologia. Dentista tem de votar em dentista", defendeu Vieira.
"Trata-se de uma oportunidade muito importante, que não pode ser desperdiçada. É preciso garantir a presença de Cirurgiões-Dentistas no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas de todos os estados. Candidatos leigos jamais defenderiam os projetos da Odontologia com o mesmo empenho. É preciso eleger representantes dentistas, construir uma bancada da Odontologia", enfatizou.
O canal de comunicação para as entidades que quiserem manifestar seu apoio oficial ao Abra a Boca, Brasil! e para todos aqueles que quiserem obter mais informações sobre o movimento é contato@abrabocabrasil.com.br.
[Fonte de Pesquisa: Sinog]
Segundo o publicitário Haroldo Vieira, criador do tema e coordenador da campanha de divulgação do Abra a Boca, Brasil!, o objetivo é conscientizar os Cirurgiões-Dentistas de que é necessário eleger os representantes da classe para defender os interesses da Odontologia nas esferas legislativas. "O primeiro passo para mudar esse cenário de desrespeito à classe é eleger os Cirurgiões-Dentistas que estão se lançando como candidatos por todos os estados da federação. Eles são os representantes mais legítimos dos interesses da Odontologia. Dentista tem de votar em dentista", defendeu Vieira.
"Trata-se de uma oportunidade muito importante, que não pode ser desperdiçada. É preciso garantir a presença de Cirurgiões-Dentistas no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas de todos os estados. Candidatos leigos jamais defenderiam os projetos da Odontologia com o mesmo empenho. É preciso eleger representantes dentistas, construir uma bancada da Odontologia", enfatizou.
O canal de comunicação para as entidades que quiserem manifestar seu apoio oficial ao Abra a Boca, Brasil! e para todos aqueles que quiserem obter mais informações sobre o movimento é contato@abrabocabrasil.com.br.
[Fonte de Pesquisa: Sinog]
29 de junho de 2010
Estudo confirma relação entre periodontite e aterosclerose
*A aterosclerose é uma doença crônica que afeta a parede das artérias, levando a formação de placas de gordura (ateromas) que podem comprometer o fluxo de sangue.
*Periodontite é uma doença crônica, resultado de um processo inflamatório iniciado nos tecidos de suporte a gengiva.
Pesquisas realizadas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP confirmaram que há relações entre a periodontite e o desenvolvimento da aterosclerose em humanos.
Os resultados estão na tese de doutorado Periodontite e aterosclerose: a base de evidências, defendida no início de abril pela dentista Adriana Paiva Camargo Saraiva.
“Ao analisarmos os dados das pesquisas, concluímos que dentre compostos químicos que refletem risco para aterosclerose, chamados de marcadores sistêmicos, relacionados com a fisiopatologia da doença, os fatores lipídicos, ou seja, as gorduras, parecem fornecer os resultados que melhor refletem a associação entre periodontite e aterosclerose. Em todos os trabalhos que avaliaram esses marcadores foram relatadas a sua elevação na presença de periodontite e redução após o tratamento periodontal”, afirma Adriana.
O professor Mario Taba Jr., do Depto de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), considerou os resultados dos estudos de extrema importância, pois alertam a comunidade sobre a associação de problemas bucais.
[Fonte de Pesquisa: Sinog]
*Periodontite é uma doença crônica, resultado de um processo inflamatório iniciado nos tecidos de suporte a gengiva.
Pesquisas realizadas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP confirmaram que há relações entre a periodontite e o desenvolvimento da aterosclerose em humanos.
Os resultados estão na tese de doutorado Periodontite e aterosclerose: a base de evidências, defendida no início de abril pela dentista Adriana Paiva Camargo Saraiva.
“Ao analisarmos os dados das pesquisas, concluímos que dentre compostos químicos que refletem risco para aterosclerose, chamados de marcadores sistêmicos, relacionados com a fisiopatologia da doença, os fatores lipídicos, ou seja, as gorduras, parecem fornecer os resultados que melhor refletem a associação entre periodontite e aterosclerose. Em todos os trabalhos que avaliaram esses marcadores foram relatadas a sua elevação na presença de periodontite e redução após o tratamento periodontal”, afirma Adriana.
O professor Mario Taba Jr., do Depto de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), considerou os resultados dos estudos de extrema importância, pois alertam a comunidade sobre a associação de problemas bucais.
[Fonte de Pesquisa: Sinog]
Marcadores:
dentista,
faculdade de odontologia de ribeirão preto (FORP),
problemas bucais,
saúde bucal,
sinog
21 de junho de 2010
Tratamento dentário nas empresas
O Deputado Vanderlei Assis é autor do Projeto de Lei 422/07, que obriga todas as empresas a manterem serviços especializados em odontologia do trabalho.
O intuito do Deputado é que sejam despertados nos funcionários o interesse pela prevenção e manutenção da saúde bucal.
Caso o projeto seja aprovado, as empresas serão 360 dias para se adaptarem à Lei.
De acordo com o consultor em odontologia do trabalho, Ronaldo Radicchi, em média 15,19% dos trabalhadores têm algum problema de saúde bucal. Com base nesses resultados, as empresas só terão lucros se seguirem a Lei, evitando os transtornos e faltas dos funcionários.
[Fonte de Pesquisa: Circular Sinog]
28 de maio de 2010
Dor de Dente
Nós sentimos dor quando algo está errado em nosso organismo. Com os dentes, não é diferente.
Se estivermos sentindo o dente doer, é porque algo está acontecendo com ele, e o melhor remédio, sem dúvida, é procurar um dentista.
Existem várias causas para a dor de dente, mas as mais comuns são: cárie, desgaste do esmalte, problemas na polpa do dente (canal), inflamações na gengiva e traumatismos dentários.
Uma das coisas interessantes é a diversidade de opiniões sobre remédios caseiros para curar a dor de dente.
Uma dica que é publicada na Internet constantemente, é colocar cravo da índia no buraco, chá de folha de eucalipto ou mesmo alho esmagadinho.
Os mais antigos dizem que comer maça em jejum ou molhar uma bolinha de algodão em alguma bebida forte (como a canela ou menta) e colocar em cima do dente, resolve.
De fato, são dicas com aspecto melhor do que a famosa broca. No entanto, o que importa é saber que logo no primeiro sinal de dor, devemos procurar um profissional da área odontológica, para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e tratar o problema no início.
Cuide da sua saúde bucal!
Visite o seu dentista regularmente.
» O Convênio Odontológico Dental Plus possui diversas clínicas de Emergência 24 hs. Clique aqui e procure o consultório mais próximo de você.
Marcadores:
(canal),
cárie,
convênio odontológico dental plus,
desgaste do esmalte,
inflamações na gengiva,
saúde bucal
18 de maio de 2010
A saúde bucal dos dependentes químicos
O uso freqüente de substâncias químicas vem aumentando gradativamente, e isso acarreta diversos problemas para a saúde do dependente. O que muitos não sabem, são os efeitos catastróficos na saúde bucal dos usuários de drogas.
O álcool, tabaco, maconha, cocaína, crack, entre outras - destroem não só o caráter do indivíduo, como comprometem uma série de alterações físicas.
Problemas como a xerostomia, desgastes dentais, perda óssea, cáries mais profundas e freqüentes, problemas periodontais, bruxismo, mau hálito, queimaduras e hipoestesia (falta de sensibilidade), são alguns dos principais efeitos colaterais do uso dessas substâncias ilícitas.
O princípio ativo da maconha prejudica a produção de células de defesa, fazendo com que a pessoa fique mais suscetível a infecções (incluindo a candidíase).
Com a alteração do sistema nervoso, hábitos como o Bruxismo também estão presentes, trazendo efeitos prejudiciais aos dentes e a ATM (articulação temporomandibular).
A cocaína e o crack também causam danos à cavidade bucal. Para aumentar a absorção da droga, o usuário esfrega o pó na gengiva, o que causa irritação na mucosa e infecção na língua, podendo chegar a uma necrose dos tecidos.
O uso da cocaína provoca morte súbita por parada cardíaca ou infarto do miocárdio, por este motivo, nenhum tratamento odontológico é aconselhável, principalmente após o uso da substância.
Durante a anamnese do paciente, pode-se observar essas características, que são peculiares.
A interação com a equipe de profissionais e com os familiares é essencial para a recuperação dessas pessoas.
[Fonte de Pesquisa: Revista Sul-Brasileira de Odontologia]
12 de maio de 2010
Protetor Bucal
Praticar esportes é muito importante para a saúde e o condicionamento físico, mas cuidar da saúde bucal durante os exercícios é fundamental.
Qualquer atividade esportiva que tenha a possibilidade de queda ou contato com objetos voadores - como o futebol, basquete, beisebol, hóquei, skate, ginástica, ciclismo - ou qualquer outra atividade que coloque em risco a sua boca, exige a utilização de protetores bucais.
O protetor bucal ideal é aquele que não se torna cômodo de usar, nem interfere na fala e na respiração. Ele deve ser flexível e resistente à ruptura.
Existem três tipos de protetores:
- feito sob medida: o dentista retira um molde da sua boca e faz o protetor de acordo com a sua arcada. São extremamente confortáveis.
- moldáveis em água quente: todos os protetores são do mesmo tamanho, mas você pode aquecê-lo em água quente para amolecer. Mordendo o plástico ainda quente, você o molda de acordo com a sua boca, o que permite um melhor encaixe nos dente. Esses protetores são facilmente encontrados em lojas esportivas.
- protetor comum: são mais baratos, pré-moldados e prontos para o uso, mas não são indicados por não se ajustarem bem aos dentes e dificultarem na fala e na respiração.
É importante ressaltar que o protetor bucal é um acessório individual e que deve ser trocado a cada temporada, ou a cada revisão dentária (de 6 em 6 meses).
10 de maio de 2010
Os efeitos do cigarro para a saúde bucal
Que o cigarro é o grande vilão da saúde, todos nós já sabemos. Mas o tabaco é um grande fator de risco para a saúde bucal também, e precisamos levar isso em consideração.
Os principais danos causados pelo fumo são: o câncer bucal, a doença periodontal (problemas na gengiva), a halitose (mau hálito) e provoca manchas escuras nos dentes. Além disso, as substância presentes no cigarro também diminuem o fluxo da saliva, provocando dificuldades na mastigação e deglutição.
De acordo com o INCA, o consumo de tabaco causa aproximadamente 50 doenças diferentes e um fumante adoece em média 2 a 3 vezes mais que um não-fumante.
Na composição do cigarro estão mais de 4.720 substâncias, dentre elas mais de 60 são capazes de causar danos ao nosso organismo.
Consulte agora mesmo o seu dentista e cuide da sua saúde!
[Fonte de Pesquisa: Circular Sinog]
Marcadores:
câncer bucal,
cirurgião-dentista,
fonação,
halitose (mau hálito),
INCA,
mau hálito,
perca dos dentes,
saúde bucal
7 de maio de 2010
Palitar os dentes: NÃO!
Palitar os dentes é um hábito pré-histórico. É um hábito tão antigo quanto a própria humanidade.
A Palentologista norte-americana Leslea Jane Hulsko, em uma de suas pesquisas, conseguiu provar analisando um dente com idade estimada em 1,8 milhões de anos, que naquela época já se usava pedaços de plantas curvas e talos de gramíneas para limpar os dentes ou aliviar algum incômodo na boca.
Os palitinhos de madeira que conhecemos hoje foram inventados pelo americano Charles Foster. Em 1870, sua fábrica produzia mais de 1 milhão de palitos por dia.
Além de ir contra as regras básicas de etiqueta, palitar os dentes pode ser muito prejudicial para a sua saúde bucal.
Como eles são frágeis, eles podem se quebrar e machucar a gengiva ou mesmo ficar preso entre os dentes.
Sem contar o risco de engolir o palito e acabar em uma mesa de cirurgia.
Sem contar o risco de engolir o palito e acabar em uma mesa de cirurgia.
O seu dentista agradece!
Bom final de semana para todos!
30 de abril de 2010
Profissão Dentista
Além da habilidade profissional, todo cirurgião-dentista deve ter competência para conhecer os seus pacientes, saber lidar com as pessoas das mais diversas origens e classes sociais, sempre orientando para que todos entendam a necessidade e importância da saúde bucal.
O dentista sabe identificar, tratar, controlar e prevenir todas as doenças e distúrbios bucais, fazendo da odontologia um campo de trabalho que atinge as mais diversas realidades socioeconômicas.
O profissional Odontológo estuda sobre bochechas, lábios, língua, dentes, gengivas, anatomia e fisiologia em geral. É ele que é responsável pelo tratamento e diagnóstico dos mais diversos problemas que podem acontecer na arcada dentária. Cabe a ele, extrair, restaurar e limpar nossos dentes, além do conhecimento de instalação e manutenção de aparelhos ortodônticos, e também questões estéticas.
Toda a Equipe Dental Plus trabalha há 15 anos, sempre com a preocupação em proporcionar tanto o tratamento clínico quanto o ortodôntico pelo menor preço, com a melhor rede credenciada, os melhores dentistas e o melhor atendimento.
Em comemoração do dia 1º de Maio, dia do Trabalho:
PARABÉNS à toda Equipe do Convênio Odontológico Dental Plus, à todos os Dentistas, Corretores e Empresas parceiras.
Marcadores:
aparelhos ortodônticos,
convênio odontológico dental plus,
corretores,
Dental Plus,
empresas,
ortodôntico,
Rede Credenciada,
saúde bucal,
tratamento clínico
28 de abril de 2010
As funções da boca: a odontologia lado a lado com a nossa saúde
A boca possui funções importantes, como a alimentação, demonstrações de estado emocional e até mesmo a estética. Dentre essas funções, podemos destacar a capacidade de fala e comunicação.
Seja por meio de gritos ou rugidos, a comunicação sempre esteve presente na história da humanidade.
Para emitirmos qualquer som, precisamos da nossa boca, que funciona como uma caixa acústica em conjunção com a língua, dentes e lábios.
As pessoas que não possuem os dentes da frente ou que são completamente desdentadas, não conseguem pronunciar algumas palavras, principalmente as que contenham "f", "t" ou "d". O mau posicionamento dos dentes, deformação do palato, problemas no freio da língua - também influenciam nas dificuldades da dicção.
Cuidando da sua saúde bucal, além de evitar constrangimentos e problemas de relacionamento interpessoal, você valoriza a sua habilidade de comunicação verbal.
Um sorriso bonito já virou sinônimo de saúde, simpatia e confiabilidade. Pense nisso!
Seja por meio de gritos ou rugidos, a comunicação sempre esteve presente na história da humanidade.
Para emitirmos qualquer som, precisamos da nossa boca, que funciona como uma caixa acústica em conjunção com a língua, dentes e lábios.
As pessoas que não possuem os dentes da frente ou que são completamente desdentadas, não conseguem pronunciar algumas palavras, principalmente as que contenham "f", "t" ou "d". O mau posicionamento dos dentes, deformação do palato, problemas no freio da língua - também influenciam nas dificuldades da dicção.
Cuidando da sua saúde bucal, além de evitar constrangimentos e problemas de relacionamento interpessoal, você valoriza a sua habilidade de comunicação verbal.
Um sorriso bonito já virou sinônimo de saúde, simpatia e confiabilidade. Pense nisso!
Tema sugerido pela nossa amiga e colaboradora Nathália.
22 de abril de 2010
HIV x Saúde Bucal
O HIV é o vírus que causa a AIDS. Essa doença é transmitida através do contato com o sangue infectado (agulhas, transfusões) e também através da relação sexual sem proteção. Gestantes também transmitem o vírus para o bebê durante a gestação, parto ou através da amamentação.
Apesar de diversos remédios que retardam os efeitos da doença, ela ainda é mortal.
À medida que a infecção progride, o sistema imunológico se enfraquece, e a pessoa fica mais suscetível às infecções.
Alguns sintomas da AIDS podem influenciar diretamente na sua saúde bucal, como por exemplo: gengivas machucadas e sangrando, feridas, herpes, sapinho, candidíase bucal, úlceras, e etc.
Todo soro-positivo teve ter uma série de cuidados especiais. Aproximadamente 50% das pessoas infectadas pelo HIV possuem doenças na boca, decorrentes do vírus. Portanto, quanto mais cedo este problema for descoberto, mais fácil será o seu tratamento [fonte: soropositivo.org].
Muitas pessoas se preocupam com o risco de infecção através do consultório dentário. Mas precauções universais são utilizadas, que vão desde a limpeza do consultório, equipamentos e instrumentos esterilizados, até o uso de luvas e máscaras de proteção.
Como qualquer usuário dos serviços odontológicos, todo paciente soro-positivo deve ser atendido da melhor forma possível.
Ao visitar o seu dentista, informe suas condições de portador do vírus, incluindo exames laboratoriais e o uso de medicamentos.
Não se esqueça da sua saúde bucal!
Evite alimentos com muito açúcar e refrigerantes .
Não deixe de escovar os seus dentes e língua após as refeições, principalmente antes de dormir.
Não deixe de escovar os seus dentes e língua após as refeições, principalmente antes de dormir.
Marcadores:
dentista,
escovar os seus dentes e língua,
odontológicos,
relação sexual sem proteção,
saúde bucal
13 de abril de 2010
Diabetes x Doenças Bucais
Falta de produção e/ou ação da insulina, trás sintomas agudos e diversas complicações crônicas. Chamados essa doença de diabetes.
Os principais sintomas são: perda de peso, aumento de apetite, visão borrada, fraqueza, tonturas, aumento do fluxo da urina e sede excessiva.
As pessoas que têm diabetes precisam de cuidados especiais, por isso, não se submeta a qualquer procedimento dentário sem antes avisar o seu dentista do seu caso e principalmente sobre os medicamentos que você utiliza.
Se a glicose do seu sangue não for bem controlada, as chances de você ter doenças na gengiva (como a gengivite, infecções causadas por fungos, e etc) são maiores, isso porque os diabéticos têm mais dificuldade na capacidade de combater as bactérias e são mais suscetíveis às infecções - mas nada disso é impossível de se tratar, se você manter a sua saúde bucal em ordem e visitar o seu dentista a cada seis meses.
Saiba mais sobre os sintomas e tratamentos da gengivite clicando AQUI.
Os principais sintomas são: perda de peso, aumento de apetite, visão borrada, fraqueza, tonturas, aumento do fluxo da urina e sede excessiva.
As pessoas que têm diabetes precisam de cuidados especiais, por isso, não se submeta a qualquer procedimento dentário sem antes avisar o seu dentista do seu caso e principalmente sobre os medicamentos que você utiliza.
Se a glicose do seu sangue não for bem controlada, as chances de você ter doenças na gengiva (como a gengivite, infecções causadas por fungos, e etc) são maiores, isso porque os diabéticos têm mais dificuldade na capacidade de combater as bactérias e são mais suscetíveis às infecções - mas nada disso é impossível de se tratar, se você manter a sua saúde bucal em ordem e visitar o seu dentista a cada seis meses.
Saiba mais sobre os sintomas e tratamentos da gengivite clicando AQUI.
Assinar:
Postagens (Atom)

















