18 de dezembro de 2015

As restaurações:


Quando vamos ao dentista, apenas falamos que precisamos de uma restauração, mas você sabia que cada restauração que fazemos possui uma classificação?
Elas são chamadas de CLASSIFICAÇÃO DE BLACK, e vão de Restauração classe I à Restauração classe VI. Vamos lá:
Classe I – Face oclusal dos dentes do fundo(no meio/cima dos dentes do fundo), na parte de trás dos dentes da frente, um pouco abaixo da gengiva (dentes superiores).
Classe II – Nas proximais dos dentes do fundo, ou seja, entre os dentes do fundo.
Classe III – Quando afeta os dentes da frente e NÃO compromete a pontinha do dente.
Classe IV – Quando afeta os dentes da frente e COMPROMETE a pontinha do dente.
Classe V – Aquelas restaurações bem próximas a gengiva de todos os dentes.

8 de dezembro de 2015

Saliva protege o esmalte dos dentes



É verdade que a saliva protege contra as cáries?

Sim. O líquido é composto por um conjunto de enzimas, carbonatos e proteínas que protegem o esmalte do dente. Além disso, “graças ao carbonato, a saliva possui a propriedade de neutralizar a ação dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na cavidade bucal, que atacam o esmalte do dente”, explica o odontopediatra Danilo Antonio Duarte, da Universidade Santo Amaro, em São Paulo. A saliva também ajuda a devolver aos dentes os minerais perdidos durante o processo de mastigação. Pessoas que possuem um bom fluxo salivar, isto é, grande quantidade de líquido, estão mais protegidas. Isso porque a saliva ajuda a autolimpeza dos dentes, facilitando a eliminação dos ácidos presentes na boca.

super.abril