12 de novembro de 2015

Microrganismos:


Você sabia que algumas doenças bucais podem ter origens microbianas? Algumas são causadas por fungos, bactérias e vírus.
Os exemplos mais comuns são:
× Cáries -> Bactérias
× Herpes labial -> Vírus
Já o famoso “sapinho” que costuma aparecer muito em crianças, tem como o principal vilão os fungos.
Por isso é sempre muito importante procurar ajuda de um profissional para saber qual é a causa do problema e realizar o tratamento certo.

3 de novembro de 2015

××*Cárie de mamadeira: problema comum aos bebês*××


× Você faz a higiene bucal de seu filho sempre depois das refeições. Mas, durante a madrugada, dá um chá adoçado e volta a dormir sem fazer a higiene da boca. O resultado pode ser cárie nos dentes. "É a chamada cárie de mamadeira, o tipo mais comum em crianças até 2 anos. Está associada ao hábito de a criança adormecer tomando líquidos açucarados ou usar chupetas com mel ou xaropes", explica o odontopediatra Daniel Korytnicki. O costume favorece a cárie porque, quando a criança dorme, a salivação diminui, reduzindo-se a proteção natural que ela exerce sobre os dentes. "Nessa hora, as bactérias utilizam o açúcar para produzir ácidos que rapidamente destroem a superfície dos dentes", esclarece o especialista.
Manchas:
× O primeiro sinal da cárie de mamadeira é o aparecimento de manchas esbranquiçadas e opacas nos dentes, segundo a odontopediatra Doris Rocha Ruiz. "Se a cárie é detectada nessa fase, pode ser revertida com a aplicação de flúor. Daí a importância das visitas frequentes ao odontopediatra", alerta a dentista, acrescentando que a cárie pode evoluir para uma infecção no dente, formando um abscesso, e afetar a formação da dentição permanente ou até levar doenças ao restante do organismo.
× Um bebê pode ser mais suscetível a cáries do que outro, o que também conta para o aparecimento do problema, mas bons hábitos são decisivos para evitá-las."Dificilmente a criança que tem boa higiene bucal terá uma cárie por ter adormecido eventualmente com a mamadeira na boca", explica a odontopediatra. O problema é a situação não ser eventual, ou seja, seu filho acordar todas as noites com fome. "Aí, há algo errado. É preciso checar se essa criança está se alimentando bem durante o dia ou se há desconforto, como frio ou fralda molhada, em vez de tentar logo acalmá-la oferecendo-lhe leite à noite", diz.
Limpeza:
× Antes do aparecimento dos dentes, o ideal é que as gengivas do bebê sejam limpas com gaze ou fralda limpa umedecida em água filtrada. Assim que nascerem, devem ser escovados com pasta de dente sem flúor, após as refeições principais e antes de dormir. "Em último caso, se a criança adormeceu tomando leite ou suco, deve-se oferecer a ela uma mamadeira com água para limpar um pouco a região", orienta Doris.

Proteção:
× Se o seu filho precisa da sucção para adormecer, não lhe dê nessa hora mamadeira com qualquer outro líquido que não seja água. 

× Evite usar a mamadeira para confortar o bebê. Para que ele vá deixando o hábito de acalmar-se sugando, comece a ensiná-lo a beber no copo ou na caneca por volta do primeiro aniversário. 

× Jamais mergulhe a chupeta do bebê em mel ou líquidos açucarados. 

× Evite adicionar açúcar aos alimentos de seu filho. 

× Visite um odontopediatra assim que os primeiros dentes de leite irromperem na boca do bebê.




revistacrescer