15 de outubro de 2015

Herpes Labial



O herpes labial é uma infecção que se produz por um vírus muito contagioso, que se propaga facilmente ao tocar uma ferida ativa. A infecção provoca bolhas pequenas e dolorosas, que além de serem antiestéticas, também podem propagar facilmente a infecção, simplesmente através do contato de pele com pele.

Esta infecção, comum na região da boca, é causada pelo vírus do herpes tipo 1 (VHS-1), que costuma infectar pessoas desde um pouco antes dos 20 anos. Uma vez que a pessoa tenha a sua primeira infecção, o vírus “adormece” nos tecidos do rosto e, em algum momento, pode voltar a despertar, provocando de novo estas incômodas feridas.

Na maioria dos casos, o herpes labial é produzido pelo vírus do herpes simples tipo 1 (VHS-1) que costuma ser mais fácil de combater.

O vírus do herpes labial pode se propagar muito facilmente de pessoa para pessoa, quando alguma das duas tem uma ferida ativa ou uma lesão de herpes. Portanto, deve-se evitar o contato direto ou íntimo com uma pessoa que sofra com este problema e evitar tocar a lesão ou usar algo que tenha estado em contato com a mesma, como por exemplo máquinas de barbear, toalhas, pratos ou outros artigos.

melhorcomsaude