23 de outubro de 2013

Dicas ajudam a saúde bucal mesmo na loucura do dia a dia



A realidade pode não permitir que a boca seja cuidada como deveria. Na hora do almoço, quase não dá tempo de escovar os dentes, quanto mais passar fio dental, limpador de língua, enxaguante. É importante deixar claro que este seria o cenário ideal para manter a saúde bucal impecável.

Mas, para aqueles momentos de emergência, algumas dicas do cirurgião-dentista, Artur Cerri, coordenador da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), podem ajudar a improvisar e diminuir as chances de as bactérias se multiplicarem e deixarem o ambiente propício para a instalação de doenças orais.

- Enxague a boca diversas vezes com água, como se estivesse fazendo bochechos. Essa medida vai remover alguns detritos alimentares, diminuir a acidez e melhorar o hálito.

- Mastigue uma goma de mascar sem açúcar, que é fácil de encontrar para comprar. A goma vai estimular a salivação e ajudar na limpeza dos dentes e no hálito.

- A maçã também é uma boa opção. Fácil de encontrar, ajuda na limpeza dos dentes, pois age como adstringente e tem poucas calorias, assim como a melancia que tem pouca fibra e bastante água, o que, em uma emergência, ajuda a limpar os dentes. Com o melão acontece o mesmo.

- Evite comer doces, pois isso vai provocar acidez, colaborar com o mau hálito, além da desagradável possibilidade de ficar restos de doces aderidos aos dentes.

- Muitos restaurantes possuem no banheiro enxaguantes bucais. Não havendo outra possibilidade, use esses produtos, sem se esquecer de primeiro enxaguar a boca com bastante água.

- Em nenhuma hipótese use palito de dente. Além de ser constrangedor, não vai resolver o problema. Pode até remover os grandes cacos de alimento, mas pode machucar a gengiva e provocar sangramento, além do risco de quebrar no meio dos dentes. O mesmo ocorre com as linhas.

- A maior parte das bactérias fica instalada na parte de cima da língua. Por isso, sempre que escovar os dentes, lembre-se de escovar também a língua. Essas bactérias com tempo provocam halitose (mau hálito). Em situações de emergência, para limpar a língua, é possível passar uma gaze enrolada nos dedos ou mesmo algodão.

- Hoje existem no mercado pasta de dente e escova de aproximadamente 6 cm. São muito fáceis de carregar – inclusive para os homens, que não carregam bolsa. Também existem limpadores interdentais que são encontrados em qualquer farmácia. Ande com esses kits no bolso ou deixe no carro. Assim, será mais difícil ser pego de surpresa.


Fonte: saude.terra.com.br

16 de outubro de 2013


O que é tártaro? 




O tártaro ocorre quando a placa (que é o acúmulo de bactérias sobre o dente) não é retirada e acaba calcificando, ou seja, endurecendo. 

Além disso, ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. O tártaro dá à placa bacteriana espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode ocasionar problemas mais sérios como as cáries e a gengivite. 

Como evitar o Tártaro?

A forma mais eficaz de combatê-lo é a escovação diária, após as refeições, e o uso do fio dental. 

É de extrema importância não deixar a placa se calcificar. Se isso acontece, o tártaro se forma e fica impossível removê-lo apenas com a higienização. Somente um dentista é capacitado para removê-lo.


Fonte: brasilescola

10 de outubro de 2013

Odontogeriatria




Odontogeriatria é o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos. 
Diversas são as mudanças que ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo. Na boca podemos notar, entre outras coisas que:
• As mucosas ficam mais sensíveis e finas;
• As colorações dos dentes podem mudar;
• Pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva;
• Diminuição na percepção dos sabores o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta.

O aumento do número de idosos vem sendo constatado no mundo inteiro, dada a melhoria na qualidade de vida, somado ao avanço da ciência e tecnologia aplicadas na área da saúde. No Brasil, as projeções estatísticas do IBGE indicam que, entre 1950 e 2025, a quantidade de idosos aumentará 16 vezes contra cinco vezes da população total. Com a odontogeriatria, os cirurgiões dentistas poderão obter mais conhecimentos e atender ao idoso de forma mais direcionada e profunda. Conseguindo diferenciar o que faz parte do envelhecimento normal ou não, indicar tratamentos e propor soluções.


Fonte: brasilescola

3 de outubro de 2013

Dente de leite bem cuidado garante saúde bucal adulta



Rio - Cuidar dos dentes de leite não é brincadeira: evita cáries, problemas na gengiva e desconforto ao mastigar. E muito mais: boca de criança, mal cuidada, pode virar porta de entrada para algumas doenças infecciosas que, se atingirem os dentes permanentes, que já estão em formação, podem comprometer a dentição adulta.

“As pessoas têm o hábito de pensar que, porque o dente de leite vai cair um dia e ser substituído pelo permanente, a criança não precisa de uma higiene bucal cuidadosa. Isso é um engano. A primeira dentição é tão importante para a saúde da boca e do corpo quanto a segunda”, afirma o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia, o dentista Rodrigo Moraes.

Especialistas alertam ainda que o cuidado com a dentição primária pode até evitar a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos, geralmente caros. E que traumas físicos, como pancadas nos dentes ou até fraturas, também prejudicam os dentes que ainda vão nascer.

Segundo Rodrigo, os cuidados devem começar assim que o bebê entrar em contato com outros alimentos, que não o leite materno, antes mesmo de ele ter dentes. “A amamentação materna é rica em imunizantes. Quando esta é a alimentação exclusiva, não é necessário nem limpar a boca. Já se o bebê passa a comer outras coisas, a limpeza da gengiva passa a ser obrigatória”, recomenda Rodrigo, que completa: “É preciso ainda evitar açúcares. Mesmo os naturais, como o mel, causam cáries”.

Pais devem ficar atentos: os pequenos têm que escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, além de criar o hábito de usar fio dental. “É a melhor forma de proteger dentes de leite, e consequentemente os permanentes” diz.

Recomendações

CONSULTÓRIO
- A criança deve começar a ir ao dentista desde cedo para acompanhamento do nascimento dos dentes de leite. A partir dos 2 ou 3 anos, a visita ao dentista é recomendada uma vez a cada semestre.

BOCHECHO
- O enxaguante bucal deve ser sempre o recomendado pelo profissional.

PASTA DE DENTE
- Até os 2 anos, o creme dental não deve conter flúor. A partir desta idade, recomenda-se o uso de pasta com dose pequena de flúor, encontrada nos produtos de linha infantil.

ESCOVA DE DENTES
- As cerdas devem ser macias e com a cabeça pequena para que alcance os dentes de trás.


Fonte: odia.ig

2 de outubro de 2013

Exodontia




A palavra exodontia significa: exo = fora / dontia = dente, então exodontia é a remoção cirúrgica de um elemento dentário, ou seja, a exodontia é a remoção do dente de seu alvéolo através de uma dilatação desse, e com rompimentodas fibras periodontais, que ligam o dente ao tecido ósseo.

Existem dois casos em que isso ocorre e se faz necessário a extração do dente do paciente: o primeiro é por motivo patológico, quando não é possível fazer uma regressão da patologia, e o segundo é devido a um problema funcional, como nos casos em que há necessidade de tirar o dente do siso, também chamado de terceiro molar, que, muitas vezes, encontra-se mal posicionado ou está em local de difícil acesso para uma boa higienização.
A Exodontia só deve ser recomendada em último caso, como, por exemplo, quando os ligamentos que seguram o dente estiverem abalados e não tiverem mais condições de uma reversão.

Fonte: brasilescola