28 de fevereiro de 2013

Para quem usa aparelho o cuidado com os dentes é redobrado, confira a forma correta de escovação e limpeza.






Fonte: colegioweb

26 de fevereiro de 2013

Fotógrafa retrata histórias com dentes de leite





Em My Milk Toof, dois dentes de leite são protagonistas de histórias engraçadas que cativam pessoas de todas as idades. De um jeito extremamente fofo, a artista Inhae Lee cria em seu blog diversos cenários para retratar, em formato de fotonovela, momentos do dia a dia de Ickle e Lardee, dentes bebês em busca de aventuras.

Ickle é um dente esperto e curioso que ama ler livros. Ele também gosta de cortar cupons, mordiscar móveis e do David Bowie. Já Lardee é amável e ligeiramente rechonchudo, e pode ser encontrado seguindo Ickle pela casa. Em caso de necessidade de um brinquedo, Lardee tem um saco mágico vermelho com uma fonte infinita.

Os dois personagens são feitos de argila, e as histórias curtas e cheias de bom humor são ideais para chamar a atenção de crianças para a saúde bucal, mesmo que os temas dos contos não tratem sobre o assunto em si. Nas palavras da própria autora, os dois dentinhos de leite são “carinhas dolorosamente doces, mas sem cáries”.

Inhae Lee é uma blogueira de 34 anos, formada em artes visuais pela California Institute of Arts e pela École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, de Paris. Hoje, a sul-coreana vive nos Estados Unidos e se dedica ao projeto dos dentes de leite em tempo integral. Isso porque algumas histórias chegam a demorar três meses para serem concluídas.

O projeto começou em 2009 e já rendeu um livro que pode ser comprado na internet. Também é possível acompanhar os posts do My Milk Toof no Facebook. Mais de 42 mil pessoas já curtem a página.



Fonte: saude.terra.com.br

25 de fevereiro de 2013

Importância do Cálcio para Saúde






O cálcio, além de ser o principal constituinte dos ossos, é um mineral fundamental para a manutenção de várias funções do organismo, como a contração muscular, coagulação do sangue, transmissão dos impulsos nervosos e secreção de hormônios. Ossos e dentes armazenam 99% do total de cálcio presente no corpo. O resto circula no sangue. Ele ajuda a diminuir a pressão sangüínea em hipertensos e melhora o perfil das gorduras no sangue. Essas melhoras poderiam reduzir as doenças cardíacas em 20 a 30%.

Além de todas estas funções já citadas, é importante sabermos que o cálcio atua em outras funções orgânicas importantes ao equilíbrio do organismo humano. Veja os alimentos ricos em cálcio: os produtos de laticínios como leite, iogurte e queijo contém as maiores quantidades de cálcio. Outras fontes incluem amêndoas, brócolis, couve e outras folhas verdes escuras, figos e outros produtos.

Além da importância do cálcio, você deve saber que a ausência do mesmo é prejudicial a saúde. A carência de cálcio no organismo leva ao raquitismo (deformação dos ossos dos membros inferiores) durante a fase de desenvolvimento e a osteomalácia na fase adulta.


Fonte:dicaki.com

22 de fevereiro de 2013

Alimentos anti-inflamatórios




Normalmente a natureza oferece aos seres humanos tudo que você precisa para tratar nossos males e doenças. Além de remédios, alimentos incluídos na dieta são cruciais para os resultados refletidas no corpo. Afinal, “você é o que você come”.

Ao sofrer uma lesão recente, estar no período menstrual ou sofrer de doenças em que a inflamação é característica, adicionar alimentos anti-inflamatórios na dieta contribuem para um grande alívio a partir da primeira semana.

Frutas

As frutas anti-inflamatórios por excelência são o limão e o mamão. Geralmente, todos os frutos contem papaína tem esse efeito, mas o mamão tem a mais alta concentração da substância.

Limão, tomado em jejum, tem excelentes efeitos anti-inflamatórios. Se seu sumo é muito ácido para o estômago, pode ser diluído com um pouco de água, mas de preferência consuma puro.

Peixe

Peixe, por sua alta concentração de ômega 3, são metabolizados em substâncias com efeito anti-inflamatório. Prefira neste caso, salmão e sardinha.

Vegetais e sementes

Ao fazer suas refeições utilize, azeite, canela e alho. O alho é considerado como um dos mais potentes alimentos anti-inflamatórios.

Em casos graves, pode engolir um dente de alho para aliviar os sintomas. Inclua também fricções de alho esmagado sobre as picadas de abelha para evitar o inchaço característico. Se não tolerar o sabor do alho, você pode consumi-lo em cápsulas.

Ao gengibre, também são atribuídas grandes propriedades curativas. Você pode adiciona-lo aos alimentos para lhes dar uma apimentada, ou beber como um chá. Esta preparação é muitas vezes usada como gargarejo para dor de garganta e casos de amigdalite.
Além disso, certas sementes oleaginosas possuem substâncias corporais que neutralizam a inflamação. As preferidas são o girassol e a abóbora.

Outros alimentos anti-inflamatórios

Se você se culpa frequentemente por comer um delicioso chocolate, saiba que ele também tem efeitos anti-inflamatórios no corpo. Prefira o chocolate negro, que possui uma concentração mais elevada de anti-inflamatórios e é mais saudável.
Outros alimentos que reduzem a inflamação quando incorporados na dieta são ovos e massas.
Você deve sempre lembrar a importância de uma dieta equilibrada que forneça todos os nutrientes que seu corpo precisa. Manter hábitos alimentares saudáveis e incorporar alguns dos alimentos mencionados, resultarão numa melhora notável depois de alguns dias. Experimente e veja.




Fonte: dicassobresaude.com

21 de fevereiro de 2013


Protética




A protética é um ramo ligado à odontologia que está relacionada à produção de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos. A prótese tem a finalidade de substituição de elementos (dentes) ausentes na arcada dentária com intuito funcional, para auxiliar na mastigação, ou estético, para que o paciente possa voltar a sorrir sem constrangimentos.

Este tipo de substituição dentária se dá principalmente por meio de confecção de próteses fixas (coroas e pontes) ou próteses removíveis (dentadura e prótese parcial removível). O nome do profissional que atua nessa área é o Técnico em Prótese Dentária, embora seja mais conhecido popularmente como protético.É uma área técnica que presta serviço para o cirurgião-dentista e não pode atender diretamente o paciente.


Fonte:brasilescola

20 de fevereiro de 2013


Estralo no maxilar



A articulação temporomandibular é também conhecida por ATM e fica localizada em frente de cada ouvido. É responsável pela articulação entre crânio e mandíbula, pelos movimentos de abrir e fechar a boca, assim como movimentos laterais que permitem mastigar, bocejar, falar, deglutir, dentre outros. Quando essa articulação que envolve os ossos, músculos, ligamentos e discos têm alguma falha, pode ocorrer uma disfunção temporomandibular ou DATM.

Essa disfunção ocorre principalmente nas mulheres acima dos 30 anos. As causas são difíceis de serem diagnosticadas. Pode ser em razão de algum traumatismo, excessiva abertura da boca, mordida inadequada, tensão, estresse físico e psicológico, artrite, ranger os dentes, tumores, hábitos nocivos como roer unhas ou alterações hormonais, hábitos como mascar chicletes, má qualidade de sono, excesso de cafeína, sedentarismo, ingestão insuficiente de água, qualidade da alimentação e até depressão.

Essa disfunção causa dores e desconforto nos músculos da mastigação, podendo se estender para pescoço e ombro, estalido nas mandíbulas, modificação na mordida, dor de ouvido, dor de cabeça, dificuldade de abrir totalmente a boca e de mastigar ou bocejar, desgaste dental, zunido, sensação de mordida desajustada, mudança na posição da cabeça, fadiga muscular, dores no peito e nos olhos, tontura não relacionada à labirintite, dor nos dentes, os músculos ficam cansados quando mastiga, sensação de dor no ouvido, nuca, ombros, dor como se fosse sinusite, mas sem a enfermidade diagnosticada.

O diagnóstico é feito pela análise e verificação da mandíbula, do movimento da boca e abertura total da mesma. Além disso, exames como radiografias serão solicitados para que essa imperfeição seja detectada e corrigida. Essa disfunção é cíclica e pode aparecer em maiores períodos de estresse. Em alguns casos é necessário um grupo com neurologista, otorrinolaringologista, endocrinologista, psicólogo, reumatologista e fisioterapeuta para que o diagnóstico e tratamento sejam efetuados com maior precisão e eficiência.

Existem tratamentos que evitam uma cirurgia e melhoram a qualidade de vida da pessoa que possui essa disfunção. O auxílio de um fisioterapeuta auxilia no reposicionamento entre crânio e mandíbula por meio de exercícios, radiação, vibrações mecânicas e estímulos elétricos, o que irá fortalecer os músculos da região, reduzir dores e inflamação. Fonoterapia e a utilização de placas de mordida, melhorar a postura, relaxar o maxilar, utilizar técnicas de combate ao estresse, se alimentar saudavelmente, evitar chicletes, ter uma boa qualidade de sono e ir regularmente ao dentista são muito importantes para a verificação da disfunção. Se você conhece alguém com este problema, solicite que procure o dentista para verificação. A disfunção é progressiva e pode causar consequências mais sérias além das dores e estalidos.



Fonte: brasilescola

19 de fevereiro de 2013


Mau hálito matinal: por quê?



Os cuidados com a saúde e higiene pessoal, são de responsabilidade de cada pessoa, influenciando diretamente na garantia das condições adequadas de saúde, ou seja, na qualidade de vida.
O mau hálito é associado a um gosto ruim na boca, podendo ser provocado por diversos fatores, desde a ingestão de determinados alimentos, falta de higiene bucal, até certas doenças graves (doenças gastrointestinais, pulmonares, dos rins e do fígado).
A cárie, a piorréia, a gengivite e a estomatite são infecções bucais que com maior freqüência podem provocar o mau hálito. Algumas medidas podem ser adotadas para a eliminação do mau hálito, como, efetuar uma correta higiene bucal regularmente, com uma escovação adequada e um enxágüe com um elixir apropriado.
Às vezes basta evitar a ingestão de alimentos que, passando pelo aparelho digestivo, desprendem cheiro forte. Em outros casos é necessário combater possíveis infecções dos dentes, das gengivas ou da boca em geral.
Por si só, não é um problema grave, mas pode ser sintoma de doenças de várias origens (gastrite, prisão de ventre, câncer do estômago ou esôfago).
O mau hálito ao acordar, está relacionado à mucosa da boca que se descama o tempo todo, as células mortas se misturam aos restos de alimentos que fermentam durante a noite, sangue decorrente de problemas na gengiva e bactérias, formando a saburra que fica na língua.
À noite, a produção de saliva diminui muito, permitindo a ação livre de bactérias, a mesma decompõe a saburra, dando origem a substâncias voláteis como o sulfidreto, oriundo do enxofre, que possui um odor extremamente desagradável.
O jejum prolongado também contribui para o mau hálito, pelo fato de ocorrer uma queda dos níveis de açúcar no sangue, esse processo libera gases mal cheirosos, que são transportados pela corrente sanguínea até os pulmões, e esses odores são exalados pela boca.
É sempre necessário manter uma higienização correta ao dormir e ao acordar, porque o mau hálito não agrada ninguém.

Fonte: mundodastribos

18 de fevereiro de 2013


Cuide da saúde bucal do seu bebê




Quando o bebê nasce, a mãe tem diversas preocupações. Os cuidados com o recém-nascido, a nova rotina, a sua alimentação e outros tantos detalhes. Mas no meio desse turbilhão de orientações e novidades, a mamãe, especialmente a de primeira viagem, não se atenta ou às vezes nem sabe sobre os cuidados com a saúde bucal dos bebês.
Mas os recém-nascidos precisam de cuidados com os dentes mesmo que eles ainda não tenham nascido? Sim. É o que explica a pediatra, do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Roseli Kripka. “Mesmo crianças que estejam apenas em aleitamento materno podem desenvolver cáries. Portanto a higiene é fundamental para prevenção das mesmas”, explica a médica. A cárie é uma infecção causada pela integração entre baterias e carboidratos fermentáveis, como restos de alimentos, associada a uma higiene inadequada, que destrói o dente.
Então, para evitar que o seu bebê tenha problemas dentários no futuro, cuide da higiene oral dele desde o seu nascimento. A especialista explica que a limpeza bucal dos recém-nascidos deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água fervida e fria ou em água filtrada. A mãe deve passar delicadamente a gaze na gengiva, nas bochechas e na língua do bebê após cada mamada. O procedimento deve remover os resíduos do leite que ficaram na boca do bebê.
Passados cerca de seis meses, quando os dentinhos do bebê começarem a aparecer, os hábitos de higiene devem ser mudados. A mãe deve utilizar uma escovinha de dedo, feita de silicone, para remover da boca do bebê os restos de leite e também de comida, já que nessa fase os bebês iniciam também uma dieta diferente com a inclusão de novos alimentos, além do leite.
Com cerca de 1 ano, a higienização bucal da criança já pode ser feita uma vez por dia com escova de dente infantil e pasta. “Mas atente-se para usar uma pasta de dente infantil e sem flúor. Antes dos 2 anos não é indicado o uso de creme com flúor”, enfatiza Roseli. A partir desta idade os pais também podem levar o bebê para a primeira consulta ao dentista. O odontopediatra irá aconselhar a mãe quanto à escovação correta dos dentes da criança, além de esclarecer sobre os cuidados no uso de chupeta e mamadeira.
Quanto mais cedo a criança for levada ao dentista, mais confiança ela terá no profissional e mais conhecimento ela irá absorver para manter os dentes saudáveis uma saúde bucal impecável.

Fonte: dicasdemulher

14 de fevereiro de 2013

Cuidados com o seu aparelho móvel







Muitas crianças e adultos utilizam o aparelho móvel,  usado para terminar a correção iniciada pelo aparelho fixo ou por pessoas com problemas leves de desvios dentários. No entanto, muitos acidentes acontecem com esse tipo de aparelho, principalmente por ele poder ser retirado da boca com facilidade. Sendo assim, saiba quais são os cuidados que você precisa ter com o seu aparelho móvel.
Para que o uso do aparelho móvel seja o mais breve possível, deixe-o na boca o máximo de tempo que puder, mesmo nas horas de sono.
Na hora de comer ou de beber algo que não seja água, retire-o da boca e guarde-o na caixinha de plástico que o acompanha. Em hipótese alguma deixe-o enrolado em guardanapo, pois ele poderá ser confundido com lixo. Se perder a caixinha, peça outra ao seu dentista imediatamente.
Do mesmo modo, nunca deixe o seu aparelho móvel sobre bandejas de alimentação porque ele pode ser facilmente confundido com lixo e você nunca mais o resgatará.

Ao tirá-lo para escovar os dentes ou para guardá-lo, não se esqueça de fazer a sua higienização, usando uma escova de dente e a pasta dentária para retirar todas as sujeiras que ficam grudadas nele. Ao invés da pasta, você pode usar o bicarbonato de sódio em uma escova de dente para limpá-lo.
Na hora de fazer atividades físicas de impacto como a corrida, o ciclismo, a musculação e lutas marciais, retire o aparelho móvel da boca, pois ele poderá machucar quando você fechar a boca bruscamente. As crianças, por sua vez, não devem brincar com o aparelho da boca, pois acidentes poderão acontecer. No entanto, não se esqueça de deixá-lo em um local seguro e limpo.
Se o seu aparelho móvel quebrar, se você o perder ou se ele estiver causando machucados na sua boca, dirija-se ao dentista e diga-lhe o que aconteceu, para que ele providencie outro o mais rápido possível, porque como já foi dito, quanto menos você usá-lo, mais tempo precisará dele para que os seus dentes fiquem perfeitos.
Os aparelhos móveis precisam de cuidados especiais por serem muito frágeis e por serem facilmente jogados no lixo, quando confundidos com papel e sujeira. Sendo assim, preste atenção ao seu uso para precisar deles o menor tempo possível e ficar com os dentes perfeitos.

Fonte: mundodastribos

13 de fevereiro de 2013


Saúde bucal em dia


Muita gente já deve ter ouvido a avó dizer que a cada filho que nasce, a mulher perde um dente. A antiga crença popular não tem fundamento científico, mas é verdade que algo de diferente ocorre na boca da gestante. Descubra o que acontece ali durante a gestação e tire suas dúvidas sobre como manter a saúde bucal em dia durante a gravidez.

1. Que mudanças ocorrem na boca da mulher que espera um bebê?
A grávida fica com o organismo mais vulnerável de uma maneira geral devido às alterações hormonais, e não é diferente em relação à saúde da boca. O aumento da produção de alguns hormônios pode facilitar inflamações da gengiva, principalmente quando a mulher já tem uma tendência a ter o problema. Sangramentos e infecções também costumam acometer a gengiva da gestante pela mesma razão. Quanto aos dentes, caso eles se tornarem mais fracos ou ficarem careados, provavelmente será porque a futura mamãe anda mais interessada no enxoval e na decoração do quartinho do que na higiene oral. “O mito de que a cada gestação se perde um dente não é real. No entanto, não é raro a gestante ficar focada apenas nas questões que dizem respeito à gravidez, preocupando-se menos com os cuidados diários da saúde bucal”, afirma o cirurgião-dentista Mário Groisman, do Rio de Janeiro.

2. Mas os dentes não ficam mais fracos porque o cálcio deles é usado na formação óssea do bebê?
Eis aqui mais uma grande fantasia popular. “No entanto, uma alimentação balanceada é necessária para manter o mineral em quantidades ideais para a gestante e o bebê”, orienta a ginecologista, obstetra e especialista em saúde da mulher Denise Coimbra, de São Paulo.

3. É verdade que problemas nas gengivas podem induzir o nascimento prematuro do bebê ou fazer com que ele nasça abaixo do peso?
Sim. Pesquisas médicas constataram que entre as mães com menos recursos financeiros e com a saúde bucal comprometida mais crianças nasciam nessas condições. “A inflamação que ocorre na gengiva estimula a liberação de citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto”, esclarece Mário Groisman. “Assim, sua liberação na corrente sangüínea acarreta microcontrações na parede uterina, podendo levar ao nascimento de um bebê de baixo peso.”

4. Existe algum tratamento odontológico específico para gestantes?
Não. Tecnicamente, o atendimento odontológico à grávida é muito semelhante ao realizado em qualquer outro paciente. “O ideal é fazer o acompanhamento dentário e os tratamentos necessários antes de tentar a gravidez, mas, se durante a gestação for necessário ir ao dentista, não há problema”, esclarece Denise Coimbra. Porém, é fundamental informar o dentista do seu estado atual, caso a barriguinha ainda não esteja evidente, para que ele possa tomar as devidas precauções.

5. Quais os principais cuidados com a boca que a gestante deve tomar?
“Zelo redobrado na escovação, no uso diário de fio dental e no bochecho com solução fluoretada”, responde Marcelo Schettini, cirurgião-dentista da Clínica Oral Design, no Rio de Janeiro. “É imprescindível se valer do fio dental para não facilitar o sangramento. O fio vai aonde a escova não entra e promove uma limpeza maior”, ensina Schettini. A atenção especial à higiene é importante para evitar a gengivite gravídica, como é chamada a inflamação típica dessa fase. Se houver necessidade de tratamento odontológico, o melhor é procurar um profissional o mais cedo possível para evitar complicações. Fique atenta a eventuais sangramentos, que são sinais de que há alguma anormalidade.

6. Grávida pode tomar anestesia?
A futura mamãe pode relaxar: ela não vai ser torturada a sangue frio. Existem anestesias especiais – e totalmente seguras! – para mulheres que esperam bebês. Diferentemente do tradicional, os anestésicos próprios para a situação não provocam o estreitamento dos vasos sangüíneos, o que poderia prejudicar a gestação. O dentista, é claro, precisa ser informado de que a mulher está grávida.

7. E a radiografia?
Não há problema nenhum em radiografar a boca, desde que a gestante utilize o avental de chumbo sobre a barriga.

8. Procedimentos como obturação e clareamento dentário podem ser realizados?
Sim, sem nenhum impedimento. Inclusive, todas as técnicas de clareamento dentário disponíveis podem ser empregadas.

9. Existe algum creme dental que não provoque enjôos?
Infelizmente, a indústria especializada ainda não inventou nada tão eficiente assim. O melhor a fazer é optar pela pastas de dente com sabores mais suaves.

10. A grávida que usa aparelho ortodôntico precisa ter algum cuidado especial com a boca?
Os aparelhos para corrigir a posição dos dentes facilitam o acúmulo de resíduos de comida, o que favorece o surgimento de bactérias que causam cáries e doenças da gengiva. “Por isso, qualquer paciente em tratamento ortodôntico, não só a gestante, necessita de maior acompanhamento por parte do dentista”, diz Groisman. E quem usa aparelho dentário deve dedicar especial atenção à higiene bucal.


Fonte: bebe.abril.com.br

8 de fevereiro de 2013

Creme Dental Colorido Prejudica o Clareamento?




O creme dental colorido interfere no processo de clareamento dos dentes ou causa manchamento?
Muitas pessoas já devem ter se perguntado isso durante a realização do tratamento clareador, e esse tipo de raciocínio deve-se ao fato de se evitar a ingestão de alimentos com corantes (café, chá, beterraba, etc.) durante o tratamento clareador. Logo o creme dental colorido poderia pigmentar o dente prejudicando o clareamento.
Apesar de não possuir o conhecimento pormenorizado da bioquímica dos corantes, pode-se afirmar com segurança que o corante dos cremes dentais não interferem na qualidade do clareamento dental.
O corante do creme dental foi projetado para ser inócuo na superfície do dente, caso contrário o creme dental perderia a confiabilidade em sua principal razão: Limpar e manter os dentes brancos.




Fonte: dentisterie1

6 de fevereiro de 2013


SALIVA:







A nossa boca faz parte do sistema digestório e é nela que começa a digestão, auxiliada pela saliva, um líquido produzido por três pares de glândulas salivares: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.

A saliva tem como função lubrificar e diluir o alimento (facilitando a mastigação, a gustação e a deglutição), além de proteger contra bactérias e umedecer a boca. A saliva é composta por ar (por isso o aspecto espumoso), água (99,5%), ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico. Possui também proteínas enzimáticas, estruturais e imunológicas.

A saliva humana contém uma substância chamada de imunoglobulina secretória A (IgA), que tem a função de proteger o organismo contra vírus que invadem o trato respiratório e digestivo. A saliva também possui um efeito microbiano, que controla o crescimento de bactérias, por isso, quando não há saliva, há maiores chances de aparecerem cáries dentárias. Alterações na quantidade de saliva também podem causar halitose.

Uma das enzimas presentes em nossa saliva é a amilase salivar, também conhecida como ptialina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio, quebrando-os em maltose. A ptialina age no pH neutro da boca, mas é inibida ao chegar no estômago, por causa da acidez do suco gástrico.

Uma pessoa adulta produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia e ao ingerir algum alimento, a quantidade de saliva secretada aumenta. Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento.

A xerostomia é uma alteração na quantidade de saliva na boca. Pode ser causada pela ingestão de alguns medicamentos, idade avançada (com o envelhecimento, as glândulas salivares vão se atrofiando), câncer na região da cabeça e pescoço, diabetes, entre outros. Com baixa quantidade de saliva, os riscos de se ter doenças periodontais, saburra na língua e mau hálito são maiores. Isso também impede a mastigação adequada dos alimentos, fazendo com que a pessoa mude a consistência dos alimentos que ingere, podendo causar problemas digestivos.  


Fonte: brasilescola 

Comer maçã limpa os dentes?





Comer maçãs limpa os dentes?

Esta é uma pergunta que muitos de nós já ouvimos e quase sempre a resposta é de que comer mação realmente limpa os dentes. Mas será que esta afirmação tem fundamento médico?

O médico dentista Dr. Anderson especialista em estética e reabilitação oral explica sucintamente este processo.
Alimentos como maçã, pêra, cenoura, milho, legumes e verduras crus são denominados detergentes por serem capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação.

“A limpeza dos dentes acontece através do atrito do alimento com o dente. Durante a mastigação os alimentos, ricos em fibras e de consistência endurecida, fazem a autolimpeza da boca e dos dentes, já que removem resíduos e placas em formação enquanto deslizam entre os dentes”, explica o médico dentista Dr. Anderson.

No entanto, estes alimentos servem apenas como complemento ao escovar dos dentes. Então, nada de trocar sua escova e a pasta dos dentes por aquela maçã suculenta, ok?


Fonte: dentes-brancos

1 de fevereiro de 2013


Implantes




Implantes dentários osseointegráveis são, normalmente, parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas onde sobre eles, são instalados dentes artificiais para diferentes tipos de próteses dentárias.
Não confundir implantes com próteses fixas; na realidade, implantes servem para substituir as raízes dos dentes, em situações de perda ou impossibilidade de aproveitamento destas, enquanto que próteses fixas são dispositivos apoiados em dentes remanescentes.
Como funcionam os Implantes Dentários?
Como os implantes são colocados no osso dos maxilares, permitem um suporte estável para os dentes artificiais. As próteses removíveis e as pontes colocadas sobre o implante não caem nem se deslocam na sua boca - um benefício importante para a mastigação e a fala. Esta adaptação segura ajuda a que as próteses removíveis e as pontes - tal como as coroas individuais colocadas sobre implantes - sejam sentidas mais naturalmente do que as pontes e próteses convencionais.
Qualquer paciente pode receber implantes?
Praticamente todos os pacientes em bom estado de saúde geral podem receber implantes dentários, mas não se pode esquecer que alguns fatores podem influenciar no sucesso do tratamento, como, por exemplo, o fumo e a diabetes, que deveram ser avaliados previamente. O candidato ideal deve gozar de boa saúde bucal e possuir osso adequado nos maxilares para suportar os implantes. Igualmente importante é que o paciente esteja consciente da necessidade de manter constantemente boa higiene oral e manter com seu o seu dentista uma obrigatoriedade de visitas periódicas.
Em qualquer parte da boca podem ser colocados implantes?
Não. Tudo vai depender da qualidade óssea do paciente. O planejamento para colocação de implantes envolve uma revisão da história médica e dental do paciente, um exame clínico completo dos tecidos bucais, da confirmação anatômica e da consistência do osso de suporte dos maxilares, através de diferentes técnicas radiográficas.
Como nem todas as regiões da maxila e da mandíbula podem receber implantes, devido à consistência óssea ou a aspectos anatômicos próprios de cada região, os implantes poderão ser instalados em pontos mais estratégicos, os quais permitirão a fixação de uma ponte ou dentadura de forma fixa, estável e confortável. 

Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso 
disponível ?
Sim. Dever ficar muito bem claro que esses procedimentos são relativamente novos, ainda não suficientemente testados, e só devem ser empregados em casos absolutamente necessários, com total conhecimento de todos os riscos e custos por parte do paciente. 
Porém, a necessidade de enxertos ósseos é freqüente. Eles podem ser feitos em uma cirurgia prévia à implantação e, nesse caso, os implantes serão colocados após um período de cicatrização óssea de 6 a 12 meses, ou quando possível, o enxerto é realizado na mesma cirurgia de colocação dos implantes.

É preciso realizar algum tratamento antes de colocar os implantes?
Em alguns casos sim. Deve-se eliminar qualquer processo infeccioso pré-existente na cavidade oral, ou seja, tratamento periodontal (gengival), extração de dentes com focos de infecção. Todos esses aspectos fazem parte de um planejamento inicial realizado pelo profissional, que deve ser discutido abertamente com o paciente, antes do início do tratamento.
Existe idade certa para colocar implantes ?
Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.
Quanto dura a cirurgia para instalar o implante ?                                            
Normalmente, entre 60 a 90 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é maior.
Dói muito para colocar os implantes?
Não. Obviamente trata-se de um procedimento cirúrgico e um certo edema (inchaço) é esperado, especialmente nos primeiros 5 dias pós-operatórios. O edema é tanto maior quanto maior o porte da cirurgia. Cirurgias de enxerto ósseo costumam provocar maior trauma. Entretanto, existem medicações específicas para o controle da inflamação pós-operatória, assim como antibióticos e analgésicos, que o cirurgião poderá prescrever em caso de necessidade.
Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo aior.
A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?
Depende de cada caso. Após a colocação, os implantes permanecem em repouso por um período que varia de 2 a 6 meses, para que ocorra o fenômeno biológico da osseointegração (união direta do titânio ao osso), após o qual os implantes são descobertos e uma prótese dentária é conectada ao implante. Em casos que envolvem enxerto ósseo, o tratamento fica inevitavelmente mais longo. 
Atualmente, em alguns casos específicos, a prótese pode ser instalada já no dia da cirurgia de implantação. Para os casos de próteses totais, elas são colocadas 3 ou 4 dias após a cirurgia (casos de protocolos fixos) e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese (em carga imediata). Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas.  
Existe perigo de rejeição?
Não. A taxa de sucesso dos implantes osseointegráveis é alta, havendo diversos estudos científicos comprovando sua eficácia, mesmo após muitos anos em função mastigatória. Existe, porém, uma possibilidade pequena de perda do implante (não ocorrência da osseointegração), em torno de 2 a 3% dos casos, normalmente logo após o período de repouso pós-implantação. Nesses casos o implante é removido facilmente, podendo um novo implante 
ser recolocado no local.
Quanto tempo dura um implante? Qual a chance de dar certo?
Pode-se afirmar que 95% dos casos, se os implantes não forem perdidos nos primeiros anos de uso, durarão toda a vida. Estudos demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e, 97%, no inferior.
Como devo cuidar dos implantes após o tratamento? Podem existir complicações relacionadas aos implantes?
Os implantes, assim como os dentes e gengivas, têm de ser muito bem limpos, utilizando-se os dispositivos (fio dental e escova) recomendados pelo seu cirurgião-dentista.
A principal complicação biológica é a periimplantite (doença que acomete o osso e a gengiva ao redor do implante). As complicações biomecânicas mais freqüentes são as fraturas ou o afrouxamento dos pequenos parafusos que prendem as próteses. Fraturas de implantes podem ocorrer, embora sejam mais raras. O mais importante é o comparecimento regular do paciente às consultas de manutenção para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer alteração.


Fonte: .saudebh.com